PROJETO ITAMBÉ NO ESPORTE

Há quatro anos a cidade de Itambé, Região Metropolitana de Maringá com pouco mais de 6 mil habitantes se destaca no futsal e em outros esportes.

Equipe de futsal de Itambé

 

Disputando o Campeonato Paranaense Adulto de Futsal, Jogos Abertos e Jogos da Juventude, Itambé vem colhendo alguns frutos também na base nas categorias sub-12, 13, 15 e 17. O trabalho com as crianças é a partir dos cinco anos de idade com a iniciação que vai até os nove anos, quando já é ensinado padrões de jogo, desenvolvimento e movimentação na quadra. Depois dessa faixa etária vem o alto rendimento disputando as competições regionais e estaduais.

Os treinamentos de base ocorrem diariamente em todos os períodos visando dar cada vez mais visibilidade e fomentar a inclusão por meio do esporte. Itambé conta também com o futsal feminino atuando no sub-20, além de outros esportes como o futebol 7, vôlei e handebol. Para o professor da base, Ricardo Santana da Silva é uma realização e satisfação poder colocar Itambé jogando entre as grandes cidades do estado, apenas com atletas oriundos da cidade. “Jogar Itambé contra Clube Olímpico, contra Maringá, Cascavel, Londrina, então uma cidade de 6 mil habitantes jogando de igual pra igual ou até melhor que cidades de 200, 300 mil habitantes”.

Base do Itambé Futsal

O apoio dos pais, professores e também da prefeitura são de suma importância para que os sonhos de cada criança e jovem possa se tornar realidade. Ricardo salienta que a dedicação é muito grande para poder alavancar cada vez mais o esporte em Itambé e colocar nas disputas estaduais. “Não é barato disputar uma competição. Sinceramente a taxa de arbitragem é cara, alimentação não é barata, hospedagem, tem tudo isso. Quando é do Governo do Estado eles conseguem pra nós. A gente participa quando a gente tem condições de pagar ou com ajuda de patrocinadores e com o que a prefeitura pode fornecer”.

Uma das metas da equipe adulta de Itambé era ser campeão dos Jogos da Juventude, título que veio de forma invicta da fase regional no ano passado. Também em 2022 as equipes de futsal e futebol 7 chegaram entre as melhores do estado nos Jogos Abertos e Campeonato Paranaense, respectivamente. O professor conta que mais metas são traçadas buscando sempre o crescimento e mais destaque ainda para a cidade de Itambé. “Daqui dois anos a gente vai lutar para ser campeão dos Jogos da Juventude mais uma vez. Esse ano a gente vai lutar para ficar entre os oito melhores na Bronze e ser campeão dos Jogos Abertos que é o foco principal”.

Itambé também atua no futebol 7

Com o trabalho bem estruturado na base, Itambé se tornou vitrine e exemplo para a nossa região e recebe grandes equipes em competições oficiais, obtendo grande participação de público, além de ganhar prêmios e visibilidade pelo belo trabalho de gestão com crianças e jovens. Ricardo que hoje é professor e também atua como jogador explica que antigamente, Maringá era o espelho para a região no futsal com equipes disputando a Liga Nacional de Futsal e hoje Itambé pode proporcionar isso aos seus torcedores. “Em Itambé o pessoal lota, a população gosta demais. O profissionalismo muda a visão da base. As crianças se espelham no pessoal do adulto. Eu já joguei Série Prata, Série Ouro, então eu consegui viver dentro do futsal, consegui colocar algumas coisas que eu vivia pra dentro do município”.

Professor Ricardo Santana junto aos seus alunos da base
Sair da versão mobile