História do Kings Maringá
Em 1999 era fundado o Kings Maringá(no início era chamado de ‘basquete sobre rodas’) dentro do projeto de educação física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do Programa de Esportes Adaptados (PROAFA). O basquete de cadeira de rodas foi o primeiro esporte a ser praticado em Maringá, mas ainda de forma social e inclusivo com cadeiras de rodas comuns.
No começo
Durante os primeiros anos, poucas pessoas faziam parte das atividades e com o passar do tempo, mais adeptos com deficiência foram entrando no esporte. Em meados dos anos 2000, começaram a disputar torneios estaduais, alguns amistosos com equipes paulistas e as primeiras cadeiras (ainda que rústicas) confeccionadas para a finalidade.
Início do HCR
Após certo tempo, esses mesmos atletas iniciam também a prática do Handebol e em 2011 a primeira conquista com o título paranaense. Em 2013, ainda sem a chancela da Federação Internacional de Handebol o Brasil foi campeão do mundo, já que foi uma competição com várias seleções. A base era formada por jogadores de Toledo e Cianorte do Paraná, Campinas/SP e do Rio de Janeiro.
Em 2014, com o nome ‘União Metropolitana Paradesportiva de Maringá’, o Handebol do Kings disputou o primeiro Campeonato Brasileiro de sua história. Em sua estreia a equipe maringaense fez grande campanha, foi vice-campeã, perdendo apenas na final.
Participando todos os anos dos campeonatos nacionais, ganhando experiencia e ficando sempre entre os primeiros, em 2017 então a equipe começa a disputar as competições com o nome Associação KINGS MARINGÁ.
Títulos nacionais do Handebol em cadeira de rodas
O primeiro título brasileiro veio em 2018 e num jogo emocionante contra a equipe de Toledo, a equipe de Maringá levantou o caneco. De lá para cá a hegemonia em todas as categorias reinou para o Kings Maringá. Conquistas em 2019, 2021 e 2022 somando seis finais de Brasileiro e a equipe a ser batida no Brasil.
E assim ao longo de mais de 25 anos de lutas, grandes momentos, títulos regionais, estaduais e nacionais o Kings se fortalece e se torna exemplo e vitrine para inúmeras pessoas e gerações de sonhadores, apaixonados e batalhadores, inspirando ainda, crianças, jovens e adultos.
Atletas do Kings foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira
Na primeira Copa do Mundo Handebol em Cadeira de Rodas para seleções, o Brasil se sagrou campeão no torneio disputado no Egito em 2022.Dentro os convocados, quatro atletas do Kings Maringá: Marcelo, Anderson, Guilherme e Jordean.