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Massa Aciona FIA e Fórmula 1 Alegando Conspiração na Perda do Título de 2008

Por Eduardo Lanza
18 de agosto de 2023
Filipe Massa, Ferrari Racing Days 2012

Filipe Massa, Ferrari Racing Days 2012

Filipe Massa, Ferrari Racing Days 2012
Filipe Massa, Ferrari Racing Days 2012

O piloto brasileiro Felipe Massa deu um passo ousado ao iniciar um processo de ação com pedido de indenização contra a Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), alegando ter sido vítima de uma conspiração que o privou do título de 2008. Massa, que atualmente compete na Stock Car, sustenta que uma manobra antidesportiva envolvendo pilotos da equipe Renault (atual Alpine), Nelsinho Piquet e Fernando Alonso, durante o Grande Prêmio de Cingapura daquele ano, prejudicou sua chance de conquistar o campeonato.

No desenrolar da temporada de 2008, Massa terminou apenas um ponto atrás do campeão Lewis Hamilton, marcando 97 pontos em comparação aos 98 do piloto inglês. Contudo, ele alega que a corrida em Cingapura foi o ponto crucial onde a trama prejudicial foi engendrada. Bernie Ecclestone, ex-dirigente da Fórmula 1, admitiu em uma entrevista recente que estava ciente da manipulação na corrida e reconheceu que Massa poderia ter assegurado o título sem a interferência injusta, embora negando que a conspiração fosse especificamente contra Massa.

Os representantes legais de Massa enviaram cartas oficiais ao atual CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, alertando sobre a intenção de processar as entidades. O procedimento legal é necessário para dar início a um processo judicial no Reino Unido, onde a ação foi protocolada. A carta acusa a Fórmula 1 e a FIA de terem ignorado a “má conduta” que resultou na perda do título de Massa em 2008, estimando um prejuízo de “dezenas de milhões de euros”.

Carro de Piquet Jr. após batida planegada em Cingapura, 2008

A carta também alega que Massa foi vítima de uma conspiração perpetrada por “indivíduos do mais alto nível” dentro das entidades. Os destinatários da carta têm 14 dias para responder; caso contrário, o processo judicial poderá ser iniciado sem aviso prévio.

O incidente conhecido como “Cingapuragate”, na qual já relatamos em julho passado, ocorreu em setembro de 2008, durante a 15ª etapa da temporada. Massa, que liderava a corrida após uma pole position, viu suas chances diminuírem após um acidente de Nelsinho Piquet que trouxe o safety car para a pista. A equipe Renault aproveitou a situação para realizar pit stops estratégicos, o que beneficiou Fernando Alonso e o colocou em posição de vantagem.

Flavio Briatore durante o GP de Mônaco de 2006. Foto: Divulgação/Monaco GP

Para agravar a situação, Massa retornou à pista com a mangueira de combustível ainda conectada ao carro, o que o forçou a uma parada adicional para a retirada da mangueira e uma penalização subsequente. Esses eventos comprometeram suas chances de vitória, permitindo que Alonso conquistasse a primeira posição e Hamilton marcasse pontos suficientes para vencer o campeonato.

 

Nelson Piquet, um ano depois, revelou que seu filho bateu intencionalmente a mando de Flavio Briatore, chefe da equipe Renault na época, com o objetivo de beneficiar Alonso. A FIA investigou o caso e puniu os envolvidos, com Briatore sendo inicialmente banido da Fórmula 1, embora posteriormente a decisão tenha sido revogada. Pat Symonds, engenheiro da equipe, foi suspenso por cinco anos e agora atua como diretor técnico da Fórmula 1.

Ecclestone também confirmou que ele e Max Mosley, então presidente da FIA, estavam cientes da trama antes da denúncia de Piquet e admitiu que não tomaram medidas na época para proteger a integridade do esporte.

O caso de Massa destaca a complexidade e as consequências de manipulações nos esportes de alto nível, questionando a integridade das competições e levantando questões sobre como essas situações devem ser abordadas de maneira justa e transparente. O desenrolar dessa ação judicial poderá ter implicações duradouras no cenário esportivo internacional.

Tags: felipe massaFórmula 1

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