O 31º Festival Nipo Brasileiro tem início neste sábado (6) na ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá. Após dois anos sem poder realizar o evento devido à pandemia, nesta edição os organizadores esperam receber um público superior a 80 mil visitantes.
São mais de 1.500 voluntários que se dedicam de corpo e alma não somente durante os 10 dias de evento, mas que estão há mais de dois meses se mobilizando a fim de realizar um evento inesquecível para os participantes. Grande parte desses voluntários estão com mais de 70 anos. Alguns participam desde a primeira edição, como é o caso do empresário Taijiro Sekiyama. Com muito orgulho ele lembra que participou inclusive da Edição -1 que foi realizada na Praça da Prefeitura de Maringá. Depois, o festival migrou para a ACEMA e no início era montada uma tenda similar a uma tenda de circo. Com o tempo, os organizadores foram se especializando e desde 2003 a Tasa Eventos, sob o comando do empresário Takao Sato assumiu a organização do festival.
Sr. Motoo Kanada está com 81 anos e desde 1998 trabalha como voluntário no festival. Durante os dias de festival, levanta às 4h da manhã para ir ao CEASA buscar os legumes e verduras para a preparação dos pratos. Em seguida leva as compras para a sede da entidade onde uma equipe de senhoras também com a mesma faixa etária está de prontidão para o “mise en place”. Elas picam os legumes de diversas formas pois cada prato exige um tipo de corte diferente. Algumas das iguarias são preparadas na sede e levadas à barraca já finalizadas somente para serem comercializadas, porém a maioria dos pratos é preparado na hora do evento por um outro grupo de voluntários. Na parte da frente, um terceiro grupo se organiza para o atendimento aos clientes.
O Festival Nipo Brasileiro está tão arraigado na vida desses voluntários que muitos deles programam suas férias para os dias do festival justamente para conseguirem ajudar em tempo integral, como é o caso da secretária Miyuki Hibaru. E quando perguntamos o porquê de tanta dedicação a resposta é algo que nem mesmo eles conseguem explicar, pois vem de um sentimento de responsabilidade mútua com o evento que homenageia os seus antepassados, imigrantes e pioneiros da nossa cidade que tanto contribuíram com o crescimento e desenvolvimento de Maringá. “É uma forma de homenagear, valorizar e preservar a cultura dos nossos ancestrais”, afirmam.
O 31º Festival Nipo Brasileiro acontece entre os dias 06 a 15 de agosto, nas dependências da ACEMA, Av. Kakogawa, 50. O evento acontecerá em 4 pavilhões: Artístico, Cultural, Gastronômico e Comercial e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Maringá e dos patrocinadores oficiais: Sicredi, Cocamar, Unimed, Colégio Objetivo e BGE Energia.
Realização: ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá
Organização: Tasa Eventos