Olimpíadas: Faltam 5 dias

Lema olímpico

Olimpíadas

Foto: Guto Dutra

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Ideais das Olimpíadas pensados pelo Barão de Coubertin e o padre Henri Didon

“Citius, Altius, Fortius”

“Mais rápido, mais alto, mais forte”, na tradução literal do latim. Este é o lema dos Jogos Olímpicos, e foi pensado por um amigo do organizador das edições da Era Moderna dos Jogos — Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin —, o padre Henri Didon, na ocasião em que criaram o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894.

A mensagem do lema é para que o atleta se desafie a quebrar os próprios recordes, a superar os próprios limites, e este foi introduzido na edição realizada em Paris, em 1924, na casa de Coubertin.

Curiosidades sobre o lema olímpico

Além de ser o mote da realização das Olimpíadas, “Citius, Altius, Fortius” também nomeou um periódico esportivo, entre 1992 e 1997, quando o nome passou, então, a ser “Jornal da História Olímpica”.

A Era Moderna dos Jogos

Para quem não sabe, os Jogos Olímpicos se davam na Grécia e Roma Antiga, de 776 a.C. a 393 d.C. Após esse período, houve derrocada das edições, devido aos atritos entre as duas nações, proibição do Imperador Teodósio, além de corrupção.

Com essa paralisação dos Jogos Olímpicos, houve perda de união entre as cidades-Estado da Grécia e das manifestações culturais que eram características do evento.

Mas, anos depois, o sonhador e apaixonado Barão de Coubertin decidiu retomar as Olimpíadas, no formato original (realizada a cada quatro anos), juntando mais um punhado de nações e criando, assim, o Comitê Olímpico Internacional, no ano de 1894, com apoio do norte-americano William M. Sloane e do inglês Charles Hebert.

Foi assim que, dois anos depois, ocorreu a primeira edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, sediada em Atenas, na Grécia.

O que motivou Coubertin a insistir na realização das Olimpíadas?

A história dos Jogos Olímpicos é linda pela idealização envolvida, o sonho de Coubertin e sua intenção de preservar a diversidade cultural e pluralidade de nações por meio da disputa esportiva. No entanto, na prática, o Barão viu seu sonho ser bastante machucado por disputas geopolíticas, conflitos armados entre nações, paralisação das edições por um período e a própria profissionalização do esporte — que o fez optar por sair da presidência do COI anos depois.

Apesar disso, ele cravou ainda um segundo lema, que ficou popularmente conhecido e até hoje passa de geração para geração no esporte: “o mais importante não é vencer, mas participar”.

 

Para saber sobre os maiores medalhistas de todas as olimpiadas.

Para saber mais sobre liberações dos comércios para as olimpíadas Tóquio 2020.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile