Olimpíadas 2021: Judoca Chiaki Ishii reencontra sua escola japonesa

Trajetória de Chiaki Ishii, que nasceu no Japão e se radicou no Brasil após decepção

Olimpíadas 2020

Foto: André Durão / ge Globo

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Judô

O judô nasceu no Japão, teve ramificações por todo o mundo, um desses caminhos, acabou chegando ao Brasil na primeira metade do século 20 através do Kasato Maru em 1908 e construíram famílias e empregos pelo território.

Chiaki Ishii

O responsável por trazer o judo para o Brasil, foi um japonês que se chama Chiaki Ishii, ele começou a lutar no tatame na casa dos avós, que até hoje permanecem no mesmo lugar, Ashikaga, cidade a cerca de 80km de Tóquio.

O esporte espetacular (da rede Globo) promoveu um encontro entre o Chiaki Ishii e sua origem, no tatame aonde aprendeu muito, dos 3 aos 18 anos. “Esse lugar me traz muitas saudades. Treinei e apanhei bastante nessa academia” disse Ishii, que nasceu em Ashikaga.

Com 23 participou da seletiva japonesa para participar de Tóquio 1964. Foi a maior desilusão da sua vida, pegou um navio para o Brasil aonde foi morar e se naturalizar, na região de Presidente Prudente – SP. Foi o primeiro brasileiro medalhista em um Campeonato Mundial (em 1971) e em uma Olimpíada (bronze em Munique 1972). Agora, o esporte volta a sua casa e ao seu templo: o Budokan, sede da competição tanto nos Jogos de 1964 quanto em 2020(21).

As lutas em Tóquio

As lutas em Tóquio 2020 começarão no próximo sábado, 24, com as categorias ligeiro (até 48kg entre as mulheres e até 60kg entre os homens). “Lutar no Japão é o sonho de qualquer judoca. É o berço onde o judô foi criado pelo mestre Jigoro Kano” disse o judoca Rafael Buzacari (meio-pesado).

Para saber sobre os maiores medalhistas de todas as olimpiadas.

Para saber mais sobre liberações dos comércios para as olimpíadas Tóquio 2020.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile