おじいちゃん おばあちゃん ありがとうございます! Vovô e Vovó, muito obrigado!

A importância de agradecer os Antepassados

1 5

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

         O Papa Francisco, com muita sensibilidade e sabedoria, instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que, a partir deste ano, será comemorado no quarto domingo do mês de agosto, uma data próxima ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus Cristo.

         Independente da religião, reverenciar e valorizar os antepassados faz parte da cultura japonesa. Muitas famílias nipo-brasileiras católicas possuem em suas casas o oratório, herdado de seus avós, que representa um local sagrado onde podemos manifestar a nossa gratidão aos nossos ancestrais. Afinal, se você está lendo esta coluna agora é graças aos seus pais, avós, bisavós, tataravós e, assim, sucessivamente.

Nascer e receber um corpo carnal significa ter a oportunidade de matricular-se na maravilhosa escola da vida, ou seja, obter a chance de aprender, crescer e se aprimorar. Essa oportunidade foi concedida pela união de nossos pais. Não importa em que circunstância os pais tenham se relacionado, o fato é que deles recebemos o bem mais precioso: a VIDA, e isso já é motivo para respeitá-los e reverenciá-los.

Imagine quantas lutas, guerras, doenças, dificuldades, mortes trágicas, fome, tristeza, abortos naturais ou espontâneos, esses antepassados vivenciaram. Por outro lado, quanta força, amor, alegrias, estímulos, instinto de sobrevivência eles precisaram desenvolver ao longo dos anos para que pudéssemos estar vivos. Nós só existimos graças a tudo o que cada um deles passou e por isso devemos ser gratos a eles e até mesmo às situações que os obrigaram a desenvolver uma resiliência que hoje faz parte do nosso DNA.

Todos os anos, na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-no-Ie, em Ibiúna-SP, é realizada a Festividade do Santuário Hōzō do Brasil que é uma grandiosa festa espiritual, onde os participantes podem manifestar sentimento de amor e gratidão aos seus familiares, amigos e entes queridos que já partiram para o mundo espiritual. A melhor forma de lhes prestar uma homenagem é enviar-lhes boas vibrações mentais. Para orar aos antepassados no Santuário Hōzō do Brasil, adquirimos os registros espirituais e escrevemos seus nomes nestes registros. É uma forma de lembrar com carinho deste ente querido que já não está mais fisicamente entre nós e oferecer-lhe oração de gratidão.

Existem três categorias de registro espiritual e você pode inscrever quantos nomes desejar:

 

1º “Almas dos Antepassados da Família”: ao escrevermos um sobrenome neste registro estamos homenageando todos os antepassados daquela parte da família. Em cada registro podemos colocar apenas um sobrenome.

 

2º “Almas Individuais”: neste registro podemos escrever o nome completo de um familiar, amigo ou ente querido.

 

3º “Sublime e abençoado anjo do reino de Deus”: neste registro escrevemos o nome das crianças que não puderam nascer devido a um aborto provocado ou espontâneo. Para essa inscrição os pais devem reconhecê-lo atribuindo nome e um sobrenome. Em caso de não saber o sexo, escolhe-se um nome que sirva tanto para menino como para menina.

Apesar de parecerem somente cartões, os registros têm um significado muito profundo e são tratados com muito carinho e respeito, pois são um meio de nos comunicarmos com aquelas almas cujos nomes foram inscritos. No verso de cada registro há um espaço onde escrevemos o nome do responsável, isto é, o nome da pessoa que está oferecendo a oração.

Durante a cerimônia, todos os nomes são evocados nominalmente, por isso é muito importante o preenchimento com letra legível, preferencialmente letra de forma. Após a cerimônia, os registros são consagrados no sacrário do Santuário Hōzō onde permanecem durante um ano e recebem cinco orações diárias, às 6h, 8h, 10h, 13h e 15h, totalizando 1.825 orações durante o período. Os oficiantes escalados realizam as orações com muito amor levando tranquilidade e força espiritual para as almas a fim de que estas consigam alcançar níveis mais elevados no mundo espiritual e com isso possam enviar vibrações de amor e proteção aos seus parentes e descendentes.

Este ano, assim como foi feito em 2020, a cerimônia será de forma virtual e acontecerá no dia 05 de setembro de 2021, a partir das 8h30. A transmissão será pelo Youtube: /SeichoNoIeBrasil. Para mais informações procure a Seicho-no-Ie Maringá, Rua Marechal Deodoro, 611 – Zona 7, Fone: 44 3227-3977.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile