千羽鶴 – せんばづる – SENBAZURU

A LENDA DOS 1.000 TSURUS

Foto 1

Photo credit: Luca De Giorgi on VisualHunt.com

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Origami – 折り (Ori = dobrar / Kami = papel) é a arte milenar de dobrar o papel e criar representações de seres e objetos sem a utilização de recortes ou cola. Dentre os origamis mais famosos está o Tsuru que é considerada uma ave sagrada no Japão que simboliza saúde, sorte, felicidade, longevidade e fortuna.

          Uma antiga lenda japonesa diz que se dobrarmos mil tsurus os deuses realizarão nosso mais profundo desejo. Por esse motivo, os mil tsurus são dobrados com as mais variadas intenções que vão desde a vitória do seu time preferido até a cura para alguma doença.

A Lenda dos Mil Tsurus se popularizou através da história de Sadako Sasaki, que aos dois anos de idade foi exposta à radiação da bomba atômica que dizimou a cidade de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Por conta desta exposição, Sadako desenvolveu leucemia e passou um bom tempo internada no Hospital da Cruz Vermelha. Foi lá que ela conheceu a lenda do Senbazuru e traçou o desafio de dobrar os mil tsurus não somente para o seu restabelecimento, mas também para todas as vítimas da guerra e pela Paz Mundial. Algumas fontes afirmam que apesar de sua determinação, a menina faleceu antes de completar os mil tsurus, mas, de acordo com o irmão mais velho de Sakado, Masahiro Sasaki, ela ultrapassou sua meta e chegou a dobrar 1.400 origamis.

 

Photo credit: Free For Commercial Use (FFC) on VisualHunt.com

Depois de sua morte, seus colegas da escola se mobilizaram e conseguiram financiamento para construir um memorial a ela e para todas as crianças que morreram pelos efeitos da bomba atômica. No Parque Memorial da Paz em Hiroshima e no Parque da Paz de Seatle é possível encontrar uma estátua de Sadako que se tornou símbolo do impacto da guerra nuclear.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile