Beisebol, um dos legados trazidos pelos imigrantes

Foto 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Apesar de ser conhecido no Brasil como “esporte de japoneses”, o beisebol não nasceu na Terra do Sol Nascente. Sua origem tem sido objeto de debates e controvérsias por mais de um século. Um consenso é que o atual jogo de beisebol praticado na América do Norte veio de um outro jogo muito popular na Grã-Bretanha e na Irlanda, o Rounders. Este jogo provavelmente veio para América através de imigrantes britânicos. Em 1845, Alexander Cartwright, bombeiro de Nova Iorque, escreveu as primeiras 20 regras (Regras Knickerbocker) e fundou o famoso “Knickerbocker Base Ball Club of New York” e, desde então, passou a ser conhecido com o “Pai do baseball moderno”.

O esporte foi trazido ao Brasil, em 1850, por norte-americanos que trabalhavam em empresas como Light, Companhia Telefônica e Frigorífico Armour, mas foi na colônia japonesa, principalmente nos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, que o esporte se fortaleceu. O beisebol praticado pelos japoneses chegou ao Brasil em 1908, no navio Kasato Maru, junto com os primeiros imigrantes. O primeiro time da colônia se chamava Mikado e foi criado pelo japonês Kenji Sassawara.

Em Maringá, o beisebol teve início em 1948. Um grupo de jovens vindos da região Noroeste do Estado de São Paulo começou a praticar o esporte como forma de lazer. Com a organização típica dos japoneses, montaram equipes e começaram a realizar treinamentos regulares nos fins de semana. Apesar das dificuldades, os imigrantes se uniram e coletivamente construíram campos de beisebol e adquiriram equipamentos. As esposas também tiveram um papel importante na confecção dos uniformes para os times. Em pouco tempo o esporte conquistou o coração da comunidade e tornou-se uma grande atração na época.

Não demorou muito para a cidade participar de Campeonatos Paranaenses. Os jogadores eram jovens agricultores, comerciantes e empresários que formavam as equipes: Indústria, Sarandi, Retificadora Yokoyama, Retificadora Maringá e Ceasa. Os melhores jogadores dessas equipes eram convocados para seleção e participavam de competições pela SOCEMA em outras localidades. A primeira participação oficial de Maringá aconteceu em 1953 no 7º Campeonato Paranaense de Beisebol, na categoria adulta.

Beisebol na atualidade

Durante muitos anos, o beisebol era praticado apenas por membros da colônia nipo-brasileira, mas hoje é um esporte em expansão no território nacional para qualquer novo praticante que tenha interesse em aprender.

Considerado pela Major League Baseball (MLB), a maior liga profissional do mundo, como o novo grande celeiro de talentos a serem explorados, o Brasil orgulha-se de possuir 4 jogadores na MLB e 16 prospectos na Minor League Baseball (MiLB), entre eles o maringaense Igor Kimura.

De Maringá para o Mundo

Igor Kimura nasceu em Maringá, no dia 14 de abril de 1999. Filho de Nilson Kimura e Celina Yoshida, começou a jogar beisebol aos 4 anos, no T-Ball, na Acema. Quem o levou para o treino foi seu tio, Deodato Yoshida, que na época atuava como técnico. Como toda criança, começou a participar por diversão. Porém, à medida que treinava, começou a nutrir o sonho de um dia fazer desse hobby uma carreira. Soube aproveitar as oportunidades que surgiram e a sua dedicação e empenho fizeram com que passasse por diversas equipes do Brasil, chegando a participar de campeonatos internacionais com a seleção brasileira.

Igor Kimura

Em um desses campeonatos foi descoberto por um olheiro do Tampa Bay Rays, e aí o sonho de se tornar jogador profissional começou a se tornar realidade.

Na última temporada em 2019 (antes da pandemia do novo coronavírus), jogou na Liga de Verão na República Dominicana (DSL). Para o futuro, Igor pretende seguir treinando para melhorar cada vez mais seu estilo e, com isso, chegar até a liga principal, MLB, nos Estados Unidos.

Aos jogadores apaixonados pelo esporte, ele aconselha a treinarem com afinco, focando no objetivo e acreditarem nos seus sonhos, pois quando você menos espera, eles podem se tornar realidade.

Paixão passada de pai para filho

Silvio Yukio Domen, formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, pratica beisebol há 45 anos, dentre os quais 25 como técnico. Seu filho, Vinícius Domen, hoje com 25 anos, está seguindo seus passos e desde os 4 anos também pratica o esporte.

O empresário Akihiro Nakagawa também praticava o esporte na sua infância e hoje atua como técnico. Seus filhos, Victor Shin Nakagawa, 13 anos e Mikael Ken Nakagawa, 10 anos, estão no Pré-junior e Prezinho, respectivamente.

Gustavo Yukio Ogassawara, 36 anos, começou a treinar aos 6 anos, no T-Ball. A partir do pré-infantil até a categoria Júnior foi treinado pelo pai, Jorge Ogassawara. O time foi Campeão Brasileiro em 1990 e Gustavo foi considerado o melhor jogador do campeonato. Foi para o Japão em 2001 depois de ter treinado no CT da Yakult, em Ibiúna. Na cidade de Miyazaki, estudou e jogou para o Nisho Gakuen, onde permaneceu por 3 anos. Em 2002 participou do Koshien (o campeonato nacional entre escolas do ensino médio), como primeiro paranaense a participar desse campeonato. Terminou o ensino médio e foi para Kanagawa, no Nittai Dai University, onde estudou e jogou beisebol durante 4 anos. Voltando ao Brasil, Gustavo seguiu os passos do pai e atuou como técnico de diversas categorias.

Gustavo Ogassawara

Esse esporte é realmente apaixonante e se depender da comunidade nipo-brasileira essa paixão continuará por muitas e muitas gerações.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile