Como os japoneses comemoram o Ano Novo

A virada do ano se aproxima e cada pessoa costuma brindar esse momento de diferentes formas. Há quem goste de estar na praia, vendo os fogos de artifício e pulando 7 ondas, há quem goste de comer lentilhas na virada, há quem faça questão de se vestir de branco. Nas famílias japonesas também costuma haver rituais cheios de significado como esses. Na minha casa, desde que me conheço por gente, a primeira refeição do dia 1º de janeiro é o “Ozoni”, que é uma sopa com o moti, um bolinho feito de arroz amassado e grudento, que diga-se de passagem é uma delícia! Comer moti no Ano Novo traz sorte, fartura, alegria, abundância e prosperidade. Pode parecer estranho para os ocidentais, pois tomar sopa em pleno verão não combina muito. Mesmo assim, eu fico aguardando a data e independente do termômetro marcar 40º graus, na minha casa o Ozoni não pode faltar.

Salete Kawamoto conta que a sogra costumava convocar todos os filhos e noras às 6h da manhã no primeiro dia do ano para tomar o ozoni. O ritual era levantar cedo, abrir todas as janelas, cortinas, portas a fim de deixar os maus fluidos saírem e entrar a claridade que simboliza vida, saúde e alegria. Até hoje ela mantém essa tradição.

O Nishi Honganji e a Seicho-no-Ie vão preparar o Moti para o ano novo. Quem quiser garantir a matéria prima para o seu ozoni do Ano novo pode entrar em contato com antecedência e encomendar o seu moti que será entregue no dia 30 de dezembro:
Seicho-no-Ie, fale com Miyuki pelo whatsapp (44) 98827-0191

Nishi Honganji, fale com Salete pelo whatsapp (44) 99141-2973

Para aprender a preparar o Ozoni, curta meu perfil no Instagram @sandrakatayama que lhe enviarei a receita.

Sair da versão mobile