Nascida no dia 02 de abril de 1951, dona Helena Sadako Ozawa Kataoka sempre foi uma mulher muito ativa. Trabalhava na feira, fazia massas, udon, moti e até dirigia caminhão. Estava trabalhando no Japão quando começou a sentir os primeiros sintomas da artrite reumatoide que a tem acompanhado desde 2006. Hoje, ela está numa cadeira de rodas e suas mãos já se encontram bastante atrofiadas, porém, isso não a impede de se movimentar e trabalhar.
Assim que voltou do Japão, os efeitos mais sérios da doença começaram a se manifestar, porém, não se deixou abater. Ela conta que uma sobrinha de São Paulo, Eliza, que é professora de origami, sugeriu que ela praticasse a arte como uma forma de fisioterapia e ela encarou o desafio. Um outro sobrinho dentista lhe deu alguns alicates para que ela pudesse ter mais firmeza ao fazer as dobras. É dessa forma que ela passa o dia confeccionando seus origamis, que são minúsculos e perfeitos.
Um dos origamis que ela faz é o famoso origami do tsuru e o transforma em enfeites para carros. Cada cor possui um significado e ao confeccionar ela procura transmitir todo esse sentimento para a pessoa que vai utilizar a peça:
Tsuru Vermelho: Salvar vidas (Para os médicos e enfermeiros que estão na linha de frente contra o Covid-10)
Tsuru Verde: Kibou – Esperança (Para todos que aguardam a vacina)
Tsuru Azul: Otimismo
Tsuru Amarelo: Prevenção contra acidente de trânsito
Dona Helena é o exemplo vivo de que não importa o que lhe acontece, mas como você reage àquilo que lhe acontece que faz toda diferença do mundo. Ela poderia ter optado por se deixar vencer pela doença, porém, ela decidiu aprender a conviver com ela, fazendo o seu melhor, dentro das suas possibilidades. Parabéns, dona Helena!