Dia dos namorados – バレンタイン・デー

Foto 1 Artur e Andreia

Artur e Andreia Kanada, 20 anos de muito amor e aprendizado

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

No Japão o “Dia dos Namorados” (バレンタイン・デー) é comemorado em 14 de fevereiro, mas, no Brasil, a data é festejada no dia 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro. Independente da data, sempre é um momento especial para lembrar o quanto é bom ter um companheiro(a) a quem chamar de “amor”.

Segundo o dramaturgo grego Aristófanes, no início dos tempos, os seres humanos eram interligados e possuíam duas cabeças, quatro braços e quatro pernas. Revoltados contra Zeus, travaram uma batalha com os deuses, perderam e foram separados. Desde então, toda a humanidade passa a vida em busca da metade que os completaria, ou seja, a sua alma gêmea. Mas a questão é: Como encontrar a alma gêmea?

Sueo e Sue Toda, um Miai que deu muito certo

Hoje em dia existem inúmeras oportunidades de se conhecer pessoas, inclusive de forma virtual. Há namoros que começaram numa sala de bate papo, outros foram amizades de longa data que se transformaram em amor e ainda há aqueles amores arrebatadores à primeira vista que realmente parecem um encontro de almas. Mas, nem sempre foi assim.  Quando os japoneses chegaram no Brasil, não era tão fácil conhecer pessoas. Assim, a solução era recorrer ao nakôdo, ou seja, um casamenteiro que providenciava um Miai. Em algumas literaturas, a palavra Miai é traduzida como “casamento arranjado”. Na verdade, é um “encontro arranjado”, isto é, quando um moço ou uma moça atingiam a idade casadoira, o nakôdo apresentava um ao outro para ver se dali surgia um sentimento mais profundo. Muitas e muitas pessoas se casavam por intermédio dessa prática. Foi o caso do Sr. Sueo Toda e sua esposa Sue Toda. No caso deles, foi um “casamento arranjado” mesmo porque eles só se conheceram no dia do casamento. Mesmo assim, foram muito felizes e dessa união nasceram nove filhos.

Yossico Toda relembra com carinho do seu grande amor

Anos mais tarde, seu filho mais velho, Jorge Toda, não precisou recorrer ao casamenteiro. Ele mesmo escolheu sua noiva e com muita atitude viajou de Maringá até São Paulo para vê-la e declarar seu amor. A feliz escolhida, D. Yossico Aray Toda, conta que estudava corte e costura na capital paulista. Num belo dia, sua professora disse que ela tinha uma visita vinda do Paraná. Sem imaginar quem poderia ser, ela foi recepcionar a visita e qual não foi sua surpresa ao ver o Sr. Jorge diante dela. Ela conta esse episódio sorrindo como se fosse uma adolescente e é possível ver que mesmo após todos esses anos, relembrar aquele momento ainda lhe causa emoção. Jorge Toda faleceu em 2018, porém o amor e o carinho que D. Yossico sente por ele continua o mesmo.

O casal Artur Masaki Kanada e Andreia Cristina Mesquita Kanada recentemente completaram 20 anos de casados. Apesar de serem de uma geração mais recente, eles só puderam namorar à moda antiga. O pai de Andreia era policial e muito rígido. Namoro só em casa e se fosse para sair, o irmão ou irmã tinha que ir junto. Mesmo assim, o jovem Artur insistiu e com um ano e meio de namoro eles se casaram.

Os contextos podem ser diferentes, porém o sentimento é sempre o mesmo. Cumplicidade, amizade, respeito e companheirismo fazem dessa convivência baseada no amor se transformar até em livro. “Eliseo & Hanako – Uma vida de amor e desafios” é um romance de 532 páginas que fala sobre a vida de Eliseo José Pasquali Filho e da saudosa Hanako Kinoshita Pasquali. Escrito pelo renomado jornalista Antonio Roberto de Paula, o livro traz depoimentos corajosos e emocionados que traçam um roteiro de amor, amizade e muitos desafios acompanhados de perseverança. O lançamento será neste mês e toda a arrecadação da venda dos livros será destinada para o Núcleo Social Professora Hanako Kinoshita Pasquali que atende famílias carentes em Sarandi.

Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile