Dra. Casuco Hasegawa Yamaguchi, 50 anos dedicados à Medicina

A 36ª edição da tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico promovida pelo Conselho Regional de Medicina no Paraná, homenageou 121 médicos com o Diploma de Mérito Ético-profissional e o símbolo da medicina em cristal aos médicos com 50 anos de formados e com histórico exemplar. Entre os homenageados estava a Casuco Hasegawa Yamaguchi.

 

Nascida a 11 de fevereiro de 1945 em Guaimbê-SP, filha de agricultores, que foram seu exemplo de dedicação, honestidade, persistência e determinação, Casuco decidiu cursar medicina no cursinho. Como não havia faculdades em Londrina, onde a família residia num sítio, ao lado do atual Shopping Catuaí, mudaram-se para Curitiba. Na época, não haviam muitas mulheres estudando medicina, porém ela conta que nunca teve dificuldades para escolher a profissão, pois os pais sempre incentivaram a seguir o caminho que escolhesse. A Dra. Casuco se recorda que na sua turma de medicina 10% era nikkei e entre eles, haviam 5 mulheres.

 

Especializou-se em Pediatria, porém, já com quase 60 anos, fez uma pós-graduação como Médica da Família e exerceu a função por 5 anos. A Dra. Casuco afirma que sempre trabalhou na Saúde Pública junto à Secretaria de Saúde do Município de Maringá e Ministério da Saúde nas Unidades Básicas do Jardim Alvorada e do Maringá Velho. Dentre os fatos mais marcantes de sua carreira, ela se recorda de um parto realizado no Posto de Saúde e de quando precisou levar uma criança portadora de cardiopatia congênita com seu próprio carro enquanto uma auxiliar de enfermagem fazia animação até chegarem ao hospital. Naquele tempo não havia Samu pelo SUS.

 

Aposentada desde 2008, continua atuando como médica voluntária na Apae de Maringá desde 1989.

  

Casada com o Dr. Hiromi Yamaguchi há 49 anos, mãe de três filhos, Gil T. Yamaguchi, Daniel Y. Yamaguchi e Henrique T. Yamaguchi, todos médicos.

 

“Precisamos gostar do que fazemos. Tudo que é realizado com amor, naturalmente trará os melhores resultados: realizações, dever cumprido, felicidade e gratidão por tudo e por todos”, afirma.

Sair da versão mobile