“Hito ni MEIWAKU kaketara dame!”

Se você é descendente de japoneses, é bem provável que tenha escutado essa frase, ou seja, “Não devemos causar incômodo às pessoas!”
Esse sentimento está fortemente arraigado na cultura japonesa. Nesse sentido, não devemos nos atrasar para um compromisso, pois fazer o outro esperar é MEIWAKU. Não devemos telefonar para as pessoas depois das 20h, pois podemos estar sendo invasivos e isso é MEIWAKU. Devemos entregar o que prometemos no prazo que prometemos, pois nosso atraso pode prejudicar o trabalho do próximo e isso é MEIWAKU.
Muito antes da pandemia do novo coronavírus era comum encontrarmos pessoas andando com máscaras no Japão. Por desconhecimento, alguns estrangeiros chegavam a criticar os japoneses dizendo: “Ô povinho esquisito, será que pensam que temos doenças?”. No entanto, o verdadeiro sentimento por trás do uso da máscara era exatamente o oposto. Por lá sempre foi costume usar as máscaras em qualquer sinal de resfriado. A questão não era se proteger, mas sim não causar o MEIWAKU passando o vírus para o próximo.

Sair da versão mobile