Segundo o ensinamento da Seicho-no-Ie, uma das Leis Mentais é a “Lei de Causa e Efeito”. Segundo o fundador da Seicho-no-Ie, Masaharu Taniguchi, no livro “Comande sua Vida com o Poder da Mente”, essa lei é um meio pelo qual a Mente do Universo se manifesta neste mundo como fenômeno. “A felicidade e o êxito de uma pessoa nesta vida dependem do quanto ela age segundo as exigências dessa lei, quer a conheça ou não. Trata-se de uma lei que ninguém consegue violar”. O ditado popular diz: “O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória”, ou seja, colhemos aquilo que plantamos. Mas como viver de forma a utilizar essa Lei a nosso favor? O grande segredo é simplesmente o sentimento por trás das coisas que realizamos.
Recebi uma notícia sobre uma pessoa que admiro muito e na hora lembrei dessa lei. Fisioterapeuta, calmo, sereno e como costumo dizer, um homem de poucas palavras, mas grandes atitudes. Quando meu filho Johnny se acidentou, ele foi o responsável pela sua impressionante recuperação após longas sessões de fisioterapia e acupuntura. Além disso, todas as vezes que precisamos de um voluntário, ele está sempre lá para nos socorrer. Em muitas ocasiões ele disponibilizou seu carro para que pudéssemos viajar em busca de conhecimento que iria nos dar embasamento para ajudarmos as pessoas aqui da nossa região. Ele pode parecer tímido, mas sempre diz “Sim” para fazer o bem ao seu semelhante. E sabe o que é impressionante? Ele acha que o que ele faz não é nada demais, mas para quem recebe é algo que não tem preço.
No último domingo, estávamos todos trabalhando em prol de um grande evento cujo objetivo era conscientizar os participantes sobre o valor da vida e levar paz às pessoas que vivenciaram alguma situação relacionada ao aborto quando Emerson Toshiaki Koyama recebe uma ligação. Ele foi sorteado no Vale Sorte e ganhou uma HB20, Zero Km.
Merecimento! Foi a palavra que veio à minha mente quando soube da notícia e principalmente após conversar com sua esposa, Regina. Ela contou que sempre perguntou ao Emerson por que ele ficava comprando o Vale Sorte e, com o seu jeito tranquilo e natural ele respondeu: “Para ajudar a Santa Casa”.
Parabéns, Emerson! Realmente você merece tudo isso e muito mais. Nós, que somos seus amigos, só temos que agradecer por você sempre nos ensinar o que é ter um coração puro, amável e disposto a ajudar o próximo.
Para fechar a matéria, vai um ditado japonês:
情けは人のためにならず
Nasake wa hito no tame ni narazu
As coisas boas que você faz, não retornam às outras pessoas, mas a você próprio.