Meditação: uma prática que veio do Oriente

Conheça os benefícios da Meditação

A Meditação é uma prática muito poderosa que tem sido usada há milhares de anos no mundo todo. É uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior. Originária do Oriente, a meditação é muito associada à prática espiritual e de autodescobrimento. Todavia, na década de 70, passou a ser utilizada também pela psicologia e psiquiatria no tratamento de diversos distúrbios psicológicos.

Hoje em dia, há vários tipos de meditação, tais como mindfulness, transcendental, Raja Yoga, zaze, entre outras. Não existe uma meditação melhor que outra, depende muito do perfil do praticante e do contexto que ele está inserido.

 

 

Benefícios da Meditação

1. Desenvolvimento do cérebro

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Harvard constatou que, após oito semanas de prática diária da meditação, houve um aumento da densidade da massa cinzenta do cérebro e estímulo de três partes importantes:

Além disso, a prática durante essas oito semanas reduziu a amígdala, região associada ao medo, estresse e ansiedade.

2. Melhora as emoções

Depressão, estresse e ansiedade são problemas cada vez mais comuns na população. A prática da meditação durante oito semanas reduziu consideravelmente esses problemas, ajudando a diminuir os pensamentos negativos e as disfunções cerebrais, o estresse e os sintomas de ansiedade.

3. Impulsiona a saúde e bem-estar

Um outro estudo acompanhou durante cinco anos pacientes com tendência a terem problemas cardiovasculares. A prática da meditação reduziu em 48% os riscos de ataques cardíacos, AVC e morte. Após três meses de prática, já foi notada uma diminuição na pressão sanguínea, redução dos níveis de inflamação, melhoria na recuperação celular, melhora na disposição e energia, elevando em 50% a imunidade e em 65% a sensação de bem-estar. Foi observado, também, influência nos telômeros, parte final dos cromossomos, que protegem o nosso DNA. Com a prática da meditação houve um retardo na diminuição dos telômeros e com isso uma desaceleração no envelhecimento.

4. Neutraliza as dores

Numa pesquisa comparativa entre pessoas habituadas a praticar a meditação diariamente e outras que não possuíam esse hábito, constatou-se que a meditação reduziu em 40% a intensidade da dor e diminuiu 57% das dores.

5. Ajuda a superar hábitos ruins

O córtex pré-frontal dorsolateral, responsável pela força de vontade, também foi estimulado com a prática da meditação, aumentando a capacidade dos praticantes de superarem hábitos ruins e criarem novos hábitos. Em 2014 foi realizada uma pesquisa com dois grupos de dependentes químicos. No grupo A foi aplicado apenas o tratamento convencional e no grupo B, além do tratamento, foi feita a prática da meditação durante oito semanas. Após o término do tratamento, 20% dos participantes do Grupo A tiveram recaída e do Grupo B, apenas 8%.

6. Aumenta a concentração e a performance

A prática regular da meditação eleva o nível de conectividade cerebral, melhorando a atenção, resistência contra distração e foco. A prática diária de meditação por 20 minutos aumenta consideravelmente as habilidades cognitivas.

7. Torna você muito mais feliz

Uma pesquisa de 2004 realizada com monges que praticavam regularmente a meditação constatou a presença de 30 vezes mais ondas gama, responsáveis por aumentar emoções positivas, elevando os níveis de inteligência, compaixão, autocontrole e felicidade.

Sair da versão mobile