Noboru Yamamoto, inspirando toda uma geração através do seu exemplo

2

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Desde minha adolescência eu e inúmeros nikkeis da minha geração o chamam carinhosamente de Tio Noboru, apesar de ele não ser parente biológico de nenhum de nós. Sempre que nossos pais e nós mesmos tínhamos um assunto para resolver, ele sempre atuou como um conselheiro numa época que mentoria nem era tão difundida. Empreendedor, empresário, comunicador, político, Noboru Yamamoto, foi vereador e vice-prefeito da nossa querida Maringá, entre outras inúmeras atividades. Diferente da maioria dos nikkeis que preferem desenvolver seu trabalho no anonimato, Tio Noboru sempre esteve sob os holofotes, sendo a voz de inúmeras pessoas que lutam pelos seus direitos como cidadãos. Sua postura e suas atitudes inspiraram muitos de nós a sermos quem somos. Através do seu exemplo, ele tem transmitido valores que levaremos para sempre. Eu me lembro dele dizendo que devemos fazer o certo porque é o certo e não precisamos ficar alardeando o bem que praticamos.

            No dia 21 de fevereiro ele foi diagnosticado com Covid-19. Aos 74 anos, ele tem uma série de comorbidades e faz hemodiálise três vezes por semana. Porém, nada disso o impediu de continuar trabalhando a fim de deixar seu legado. Ao chegar na Santa Casa, foi levado diretamente para UTI onde ficou durante 35 dias. Nós percebemos o quanto uma pessoa é querida quando vemos o número de pessoas que se mobilizaram enviando-lhe vibrações positivas e doando sangue em seu nome. Membros das mais diversas religiões organizaram correntes de oração e, no dia 22 de março, ele finalmente saiu da UTI, dois dias antes do seu aniversário (24 de março) que foi comemorado no hospital juntamente com a equipe de enfermeiros que fez questão de passar no quarto para cumprimentá-lo. No dia 5 de abril, ele finalmente pode sair do hospital agradecendo a todos e dizendo: “Eu venci o Covid!”. Essa determinação e vontade de viver que Noboru sempre demonstrou têm servido de inspiração para todos nós.

            Coincidência ou não, um dia antes dele sair da UTI, sua filha, Cristiane Noriko, veio de Curitiba e trouxe o móbile com os 1.000 tsurus confeccionados pelo grupo liderado por Marilda Aihara. Fé! Isso também é um legado do povo japonês.

            Que o senhor possa continuar durante muitos e muitos anos nos ensinando e nos aconselhando, Tio Noboru. Deus o abençoe e a todos que continuam na luta pela vida.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile