Valores governam nossas decisões e é num momento de decisão que nosso destino é traçado. Há uma série de valores que os descendentes de japoneses aprenderam com seus antepassados e carregam por toda vida. Um dos valores mais importantes está relacionado com a palavra Gaman. Esse termo de origem budista significa suportar algo aparentemente insuportável com paciência e dignidade, mantendo o autocontrole e a disciplina. Muitas vezes a palavra Gaman é traduzida como perseverança ou paciência, porém há um termo que recentemente entrou para o vocabulário do mundo corporativo que é uma tradução muito mais próxima do verdadeiro significado da palavra: Resiliência.
O termo resiliência foi importado da física que a utiliza para descrever a propriedade que os corpos têm de suportar a pressão sem se romperem. Na psicologia retrata a capacidade de enfrentar e superar adversidades. Gaman tem a ver com essa capacidade que leva o povo japonês a, diante de uma crise, compreender o problema e mobilizar recursos para superá-lo.
Estamos há mais de um ano passando por uma crise sem precedentes e não está sendo fácil, porém temos que ser resilientes, temos que fazer Gaman. Uma vez li um relato sobre as crianças japonesas que estavam num abrigo improvisado para alojar as vítimas de um grande terremoto. Apesar da pouca idade ao serem perguntadas se estavam com fome, elas responderam que sim, mas que dava para fazer Gaman. Desde cedo, elas aprendem a pensar no coletivo, principalmente em situações adversas. Todos nós temos essa capacidade dentro de nós. Sem dúvida, a situação está difícil, mas podemos fazer Gaman. Já chegamos até aqui e com a união de todos, conseguiremos superar esse momento.