Olga Iwata, uma mulher adiante do seu tempo

Se você sabe cantar a introdução do Hino Nacional Brasileiro, conhece de cor e salteado a tabuada e carrega como lema de vida ditados como “quem não é visto não é lembrado” e “tem que se fazer de morto para ver quem vem no enterro”, muito provavelmente você conhece Eiko Suguimoto Iwata, mais conhecida como Dona Olga, ex-diretora da Escola São Francisco Xavier.

Nascida no Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 1931, na cidade de Promissão-SP, mãe de Elizabeth, Silvio e Claudete, avó de sete netos e dois bisnetos, Dona Olga foi responsável pela formação não somente de milhares de alunos, mas também de inúmeros professores que aprenderam com ela a serem verdadeiros educadores.

Mulher muito à frente do seu próprio tempo, foi miss na cidade de Promissão, primeira paraninfa das formandas do Colégio Regina Mundi, desenhou o primeiro uniforme do Colégio Marista, formada em Estudos Sociais pela UEM e em Pedagogia pela FAFIJAN, foi professora de estenografia, que compreendia datilografia e taquigrafia. Junto com o saudoso marido, Silvio Iwata, foi presidente da Escola de Pais do Paraná.

Segunda (8) ela está completando 90 anos de muito amor e dedicação à educação. Parabéns, Dona Olga!

Sair da versão mobile