Origami – (Ori = dobrar / Kami = papel) é a arte milenar de dobrar o papel e criar representações de seres e objetos sem a utilização de recortes ou cola.
Kirigami (Kiru = recortar / Kami = papel) é uma variação do origami e consiste em criar representações de determinados seres ou objetos através do recorte de papel.
Edson Luis Urakawa, aprendeu a fazer o Tsuru (ave sagrada do Japão) aos oito anos e de lá para cá não parou mais. Edson tem sido um grande parceiro da Tasa Eventos que realiza inúmeros festivais nipo brasileiros pelo Brasil afora com o intuito de divulgar a cultura japonesa. Por meio desta parceria ele tem difundido a Arte do Origami/Kirigami por todo Brasil. Segundo Urukawa, é interessante observar como o povo brasileiro sempre consegue dar um “upgrade” em tudo o que vem de fora. Enquanto os japoneses veem o origami apenas como uma arte de dobrar o papel, o brasileiro vai um pouco além. Ele aproveita a técnica para outras finalidades, tais como enfeites de decoração, festas, criação de quadros de maternidade e cartões comemorativos.
Para aprender essa arte ele indica o livro “Origami: Arte e Técnica de Dobradura de Papel” de Mari Kanagae e Paulo Imamura. Também existem inúmeros canais no Youtube, tais como: Origami with Jo Nakashima, Hello Origami e Leyla Torres.