Esta semana reservei este espaço para homenagear duas Luízas nipônicas que admiro imensamente. A primeira é a D. “Luíza” Fujiko Katayama, minha ex-sogra. Dizem que não existe ex-sogra, portanto para mim ela sempre será a “Kaatyan”.
Nascida em 07 de novembro de 1940, em Rosália, pequeno distrito de Marília-SP, filha de Otikichi e Tsuyo Tanaka, irmã de Hiroko, Mitio e Kiyoko, D. Luíza Fujiko contribuiu muito com a preservação da cultura nipo-brasileira, pois durante anos foi “Sensei”, ou seja, Professora de Língua Japonesa. Casou-se com Massaru Katayama em 25 de janeiro de 1964 com quem constituiu uma linda família.
D. Fujiko é a animação em pessoa. Não passa despercebida em lugar algum. Muito talentosa na cozinha, faz o melhor Nikuman da cidade. Seu Hijiki Gohan também é espetacular.
A segunda Luíza é a D. Luíza Koyama. Ela é a prova viva de que por trás de um grande homem (Sr. Roberto Toshinobu Koyama, fundador do Pastel do Roberto) existe uma grande mulher. Exemplo de companheirismo e dedicação, D. Luíza sempre apoiou os empreendimentos do marido. Na verdade, dizer que apoiou é muito pouco, pois ela é responsável pela criação das melhores receitas do Pastel do Roberto, tais como o pastel enroladinho, o bolinho de carne, o pastel mini-ovo e também o famosíssimo molho de cenoura da Roberto”s.
Apesar de ser extremamente tímida e muito reservada, D. Luiza, à sua maneira, é muito empreendedora. Quando o Sr. Roberto decidiu tentar a vida no Pará, D. Luíza o acompanhou levando todos os seis filhos do casal. E para ajudar nas despesas, ela decidiu fazer salgados para vender enquanto Sr. Roberto dedicava-se à agricultura. Na nossa região, os pastéis sempre garantiram o sustento da família, porém no Pará parecia que não eram tão apreciados. Aí que entra a sabedoria da D. Luíza. Ela percebeu que no Pará, os moradores comiam tudo com farinha de mandioca, assim, ela adicionou esse ingrediente para rechear os pastéis. Foi sucesso absoluto. Um grande exemplo de adequação aos gostos dos clientes.
Este mês as duas Luízas sopram as velhinhas e nos presenteiam não somente com sua companhia, mas principalmente sendo uma inspiração para todos nós. Feliz aniversário!!!