Pescada ao molho apimentado é a marca registrada do cardápio do Centro Cultural São Francisco Xavier

Pescada 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Todo grande restaurante tem um carro-chefe, uma iguaria que seja o prato de assinatura da cozinha, o que faz valer a pena percorrer quilômetros, enfrentar filas enormes e ficar com água na boca só de sentir o cheirinho vindo das panelas. É o caso da Pescada ao Molho Apimentado preparada pelo Centro Cultural São Francisco Xavier.

O prato é de restaurante, mas neste caso é servido em uma barraca itinerante, preparado por voluntários. Em todo caso, quem já provou da iguaria na Festa das Nações, no Festival Nipo Brasileiro ou em algum outro evento é capaz de, só pelas fotos, se relembrar daquele peixe crocante por fora e suculento por dentro, acompanhado de um molho vermelho agridoce e levemente apimentado.

Eliza Shiozaki, participante do Centro Cultural, diz que a receita da famosa pescada, que teve origem na culinária chinesa, foi trazida para Maringá pela tia dela, Marta Etsuko Yokoyama, professora de culinária e autora de diversos livros de gastronomia. Há muitos anos atrás ela ensinou todos os passos para preparar o prato a um grupo de amigos e familiares, que levaram a receita para o menu do Centro Cultural e Social São Francisco Xavier.

O toque especial do prato é, sem dúvida, o carinho e a dedicação dos inúmeros voluntários envolvidos no preparo do alimento. Como não houve Festival Nipo Brasileiro e nem Festa das Nações no ano passado, a chance de matar a saudade da iguaria foi durante um drive-thru organizado pelo Centro Cultural, em dezembro. Neste ano os organizadores prometeram repetir a dose. Vamos aguardar.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile