Roberto Toshinobu Koyama, especialista em pastéis

Um dos programas que mais mexe com a nossa memória afetiva é fazer compras na feira livre. E não podemos pensar em feira sem lembrar de um crocante pastel frito na hora.

O responsável por trazer esse empreendimento para as feiras livres de Maringá foi Roberto Toshinobu Koyama, o fundador da Roberto’s Pastel. Segundo filho dos imigrantes Koichi e Yoshi Koyama, Toshinobu nasceu em 24 de abril de 1942. Casou-se com Luísa Sugue Takahashi com quem teve seis filhos: Márcio, Cláudio, Jerry, Rogério, Thelma e Chrystiane.

Roberto iniciou suas atividades na Feira do Produtor em 1983 e logo sua barraca se tornou uma das mais movimentadas. Muito carismático, atendia a todos os clientes com um sorriso nos lábios. Ele costumava dizer que o seu negócio não era simplesmente fabricar e vender pastéis, mas sim, proporcionar felicidade às pessoas por meio desse alimento feito com muito amor por sua família. Muitos jovens aprenderam com ele o valor do trabalho e a postura profissional que devemos ter perante os clientes.

Roberto Toshinobu Koyama morreu a 18 de março de 2018, aos 75 anos, vítima de leucemia. Mas, a preocupação com a felicidade do próximo e com a família acima de tudo ainda vive nos seis filhos – todos continuam trabalhando na área de alimentação dando continuidade ao legado do pai.

A barraca de pastéis na feira do produtor, que desde o início sempre esteve na tradicional “esquina” da feira, no cruzamento das avenidas Herval e Prudente de Morais, hoje pertence a Yoshihiro Takahashi, um dos sobrinhos de Roberto, que aos 14 anos veio morar com o tio e passou a ajudá-lo no negócio que futuramente viria a ser dele.

Toda a produção, incluindo a preparação da massa, dos recheios e a montagem dos pastéis, é feita em uma cozinha industrial montada na casa de Yoshihiro, que conta com a colaboração de cerca de 40 pessoas, entre familiares e funcionários.

Sair da versão mobile