Shudo Yasunaga, nascido em Promissão, no interior de São Paulo, chegou em Maringá em 1980. Cirurgião dentista, foi casado com Kazuyo Nakasato Yasunaga, com quem teve três filhos: Cristiane Naomi, Cristian Hideo e Robson Yukio.
Neto de japoneses, Shudo se destacou pelo trabalho junto à comunidade nipo-brasileira de Maringá. Participou ativamente de inúmeras instituições, sempre ocupando cargos de liderança. Foi presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA), Diretor do Centro Kakogawa Maringá de Línguas Estrangeiras, Presidente da Igreja Nishi Honganji, Diretor Interno do Asilo Wajunkai, Presidente da Associação das Escolas de Língua Japonesa de Maringá (Aejam), Presidente do Kumamoto Kenjinkai de Maringá, Coordenador pela Acema no Festival Nipo Brasileiro, Conselheiro do Parque do Japão, entre outros.
Também se aventurou na vida pública, quando foi vereador de Maringá no mandato 1997-2000. Em 2008 foi nomeado Secretário Extraordinário do Imin 100 – o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Na ocasião, foi o responsável por recepcionar o príncipe Naruhito, hoje Imperador do Japão, durante a inauguração do Parque do Japão. Entre 2009 a 2012 foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento de Maringá.
“Procure dedicar alguns momentos da sua vida ao trabalho voluntário, seguindo a filosofia dos nossos antepassados, e passem para as próximas gerações os valores recebidos” – era o que Shudo sempre dizia aos jovens da comunidade japonesa.
Ele faleceu no dia 24 de dezembro de 2019, mas a dedicação, responsabilidade, trabalho e amor ao próximo que sempre demonstrou ao longo de toda a vida ficaram eternizados como um legado para as próximas gerações.