Sorria! Você está sendo fotografado…

Se você esteve presente em qualquer evento da comunidade nipo-brasileira de Maringá nos últimos anos é muito provável que tenha sido flagrado pelas lentes de Reinaldo Katsuo Arita, carinhosamente apelidado de japarazzo.

Natural de Paranavaí, ele veio para Maringá em 1977. Casou-se com Alice Terada, com quem teve três filhas: Suemi, Sayuri e Erika. Desde que se casou, Reinaldo passou a frequentar ativamente a Igreja Nishi Honganji, onde já foi vice-presidente e presidente do Soonen-kai – Associação de Seniores Budistas. Atualmente ele é tesoureiro do Nishi Honganji e faz parte do conselho fiscal da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).

Era muito comum a comunidade japonesa realizar eventos culturais e esportivos em Maringá, mas muito da história se perdeu pela falta de registros, tanto escritos quanto fotográficos. Em 2009, pensando em preencher esta lacuna, um grupo de amigos se uniu e criou um blog chamado Futebol da Colônia, adquirindo uma máquina fotográfica para o registro das atividades. Reinaldo foi o encarregado dos cliques e fez jus ao apelido de japarazzo – foram mais de 200 mil fotos desde então, nos mais variados eventos.

Reinaldo trabalha no setor imobiliário e nunca cobrou um centavo para tirar fotografias – é uma atividade que faz voluntariamente como demonstração de respeito à honra e às tradições trazidas pelos pais e avós, que enfrentaram uma série de desafios quando chegaram ao Brasil. O japarazzo tem muito orgulho das conquistas da comunidade japonesa no país e espera que as futuras gerações deem continuidade ao legado deixado pelos antepassados.

Sair da versão mobile