O Karaokê sempre foi uma tradição passada de geração a geração. Até bem pouco tempo, o canto era visto pelos nikkeis apenas como hobby, pois segundo os valores fortemente arraigados na cultura oriental, o jovem nikkei deveria aproveitar a inteligência para fazer cursos que trazem uma estabilidade maior.
Carol Naemi Takahashi viveu esse conflito quando optou pela graduação em Música com bacharelado em canto lírico oferecido pela Universidade Estadual de Maringá. Ela conta que desde criança tinha a intenção de fazer Música, porém ouvia que passaria fome se optasse por essa carreira. Em 2019, Carol Naemi se inscreveu no programa The Voice da Rede Globo e após vencer diversas etapas conseguiu se classificar para participar da fase televisionada. A participação no programa trouxe respeito e visibilidade à sua carreira e hoje ela realiza shows, principalmente em eventos da comunidade nipo-brasileira.
Susana Sano começou a cantar aos 14 anos e seguindo as tradições da cultura japonesa, participou de alguns concursos de música e conquistou vários títulos nacionais e internacionais. No início, ela cantava por hobby, sem nenhum estudo ou técnica, mas depois dos concursos vieram os convites para shows e também o desejo de aprofundar nos estudos da música. Foi através de horas e horas de estudo que Susana descobriu o talento que tinha para um outro estilo musical, o canto lírico. A partir desse momento ela percebeu que o hobby estava se tornando uma profissão. Hoje Susana é cantora lírica – soprano, bacharel em canto com mestrado pela faculdade Hoschschule fur musik Hanns Eisler de Berlin – Alemanha. Atua como vocal coach e também participa de shows em diversos eventos da comunidade nipo-brasileira. Além disso, atua como solista soprano em recitais e concertos clássicos pelo Brasil e exterior, na orquestra sinfônica de Porto Alegre e é solista no Natal Luz de Gramado. Através da música, teve a oportunidade de representar o Brasil em países como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Alemanha e Japão.
Susana e Carol são prova viva de que é possível viver da música e se destacar no cenário nacional, levando com muito orgulho e gratidão o legado deixado pelos antepassados. Para a jovem Kaori Yokota (9), participante da 6ª temporada do The Voice Kids, elas deixam uma mensagem:
“Continue estudando e acreditando nos seus sonhos. A sua jornada está apenas começando”, aconselha Susana.
“Divirta-se cantando! Brilhe mais e mais a cada nota! Talvez você seja a única descendente de japoneses no reality show, mas isso é porque você nos representa perfeitamente. Continue sempre firme, pois estamos contigo!”, afirma Carol.
Para os descendentes de japoneses que amam cantar elas dizem:
“Você é artista. Lembre-se sempre de que cantar não é um único momento antecedido pelo estudo de uma canção específica. Cantar é poder expressar a Vida à sua maneira. Parece que somos poucos, mas o fundamental é ter a certeza de que sua voz ecoa para inspirar outras vozes a ecoar, também”. (Carol Naemi)
“Parabéns por escolherem essa arte de cantar. A música traz alegria, bem estar, amigos e também benefícios à saúde. Além disso, cantar em japonês é uma das tradições mais antigas em manifestação cultural, perpetuando assim, a cultura dos nossos ancestrais e transmitindo aos mais novos toda beleza dessa arte. Que vocês continuem cantando deixando viva as nossas origens.” (Susana Sano)