Yosakoi é um estilo de dança que surgiu no Japão. Começou na cidade de Kochi, em 1954, e espalhou-se por grande parte do país. Em 1992, um grupo de universitários ficou tão impressionado com a dança que levou a tradição para Hokkaido. Ali, eles misturaram o Yosakoi com o Soran-bushi, uma dança que mostra gestos do mar, como as ondas no início da dança, e também as atividades dos pescadores, como puxar as redes, arrastar cordas e colocar cargas em suas costas. Dessa junção surgiu o Yosakoi Soran, que resultou em uma dança vibrante e envolvente.
Atualmente, com a influência da modernidade, as coreografias e as músicas que acompanham essa dança receberam arranjos que misturam instrumentos típicos japoneses aos mais atuais, ganhando ritmo mais acelerado e contagiante.
O Yosakoi Soran é praticado por crianças, jovens e adultos, estimulando os ensinamentos de respeito ao próximo, a união e o crescimento através do esforço, dedicação e trabalho em equipe. Chegou ao Brasil em 2003 através do empresário Hideaki Iijima, da Soho Cabeleireiros.
Saikyou Yosakoi Soran
O Grupo Saikyou Yosakoi Soran foi criado em 2007, por iniciativa do Seinen-kai da Acema – Associação Cultural e Esportiva de Maringá, com a finalidade de cultivar e manter a cultura japonesa nas novas gerações, através da arte da dança, formando crianças e jovens inseridos nos valores culturais e sociais da comunidade nipo-brasileira. Seu primeiro diretor foi o empresário Rui Yoshio Tamura (2007 – 2013). Depois dele vieram Orlando Wakida (2014 a 2018) e Humberto Nabera (2019 – 2020). Atualmente Flávio Tamura está à frente do grupo.
O Saikyou integra o Departamento de Yosakoi Soran da Acema, que possui 65 integrantes, sendo composto por crianças, jovens e adultos com idade entre 5 e 76 anos. O grupo participa do Festival de Yosakoi Soran do Brasil desde 2010, realizado inicialmente em São Paulo, na Via Funchal. Nesse período, o Grupo Saikyou conquistou vários títulos, sendo tricampeão (2010, 2011
, 2013) e campeão do Grand Prix (2012) na categoria adulto onde a média de idade é superior a 15 anos, além de se consagrar bica
mpeão na categoria juvenil (2014 e 2015) com média de idade inferior a 15 anos do Festival de Yosakoi Soran do Brasil. Ainda em 2015, pela primeira vez foi incluída mais uma categoria no Festival, a Máster, média de idade superior a 40 anos e Maringá foi campeã. Juntas, o Grupo Saikyou possui 6 títulos e um Grand Prix, em 6 anos de participação. A partir de 2013 todos os campeonatos brasileiros passaram a ser realizados em Maringá. Em março de 2018 participou pela primeira vez do Rio Matsuri no Rio de Janeiro e teve uma breve participação no programa “Encontro” de Fátima Bernardes.
Outras competições e conquistas:
– Bicampeão no XXIII Festival de Danças do Mercosul em Puerto Iguazú.
– Bicampeão no XI Festival de Danças de Loanda – PR na categoria Livre – Conjunto.
– Campeão do 35º Festival de Danças de Joinville em sua primeira participação, considerado, segundo Guinness Book, o maior Festival de Danças do Mundo, além de ser consagrado o Grupo Revelação.
– Bicampeão do 36º Festival de Danças de Joinville e indicado entre os 5 melhores grupos do Festival
– Terceiro colocado no 37º Festival de Danças de Joinville.
– Campeão do 10º Festival de Caconde – SP “Cacondance” categoria Juvenil
Muito além da dança
O Grupo não se limita a treinar e apresentar suas coreografias. Participar do grupo significa pertencer à família Saikyou Yosakoi Soran. A amizade que se forma entre os integrantes e os pais ultrapassa os limites da Acema. Eles se reúnem frequentemente para diversas atividade de lazer, tais como assistir partidas de vôlei e também se unem para praticar o bem, ensinando a seus filhos o valor do trabalho voluntário e a importância de dedicar um pouco do seu tempo para o próximo, fazendo, por exemplo, eventos junto aos internos do asilo Wajunkai.
Os diretores se preocupam não somente em preservar a cultura e as tradições nipo-brasileiras, mas também com o desenvolvimento pessoal dos integrantes. Para isso, investem em workshops de treinamentos para os integrantes a fim de desenvolver nesses jovens habilidades como liderança, comunicação e autoconfiança.
Para conhecer mais sobre o grupo acesse:
Instagram: @saikyou_ys
Facebook: @saikyouyosakoisoran