O que é a Lua de Sangue? Entenda como funciona o eclipse

eclipselunar

Fonte: NASA

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A Lua é um corpo celeste que não emite luz, apenas reflete a luz do Sol e por isso é chamada de corpo iluminado. Quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol, a maioria dos raios solares é bloqueada pela Terra e a Lua se encontra numa região de sombra chamada Umbra. Neste momento acontece o Eclipse Lunar. Os eclipses lunares acontecem sempre em Luas Cheias, mas não em todas elas, pois como as órbitas da Lua em torno da Terra e da Terra em torno do Sol estão em planos diferentes, o alinhamento não é frequente.

Durante o eclipse, é possível acompanhar a Lua entrando na região de penumbra até a umbra, fase de eclipse total, e, mesmo nesse momento, a Lua ainda pode ser observada. Para entender a cor diferente da Lua durante o eclipse precisamos lembrar que os raios solares são formados de luz branca, que é uma composição de todas as cores. Quando a luz atravessa um meio, por exemplo, as gotas de chuva, as cores se separam, pois cada uma se propaga com velocidade diferente no meio. Esse fenômeno é chamado refração e é o que dá origem aos arco-íris, com cores indo do violeta ao vermelho. A cor vermelha é a que refrata menos. Desse modo, quando o eclipse é total, a luz solar se espalha na atmosfera e os tons mais próximos ao violeta se dispersam e não são observados, somente o tom vermelho é visível. A Lua adquire então uma luminosidade avermelhada e, por esse motivo, é chamada de Lua de Sangue.

Algumas regiões não verão todas as fases do eclipse, pois isso depende da hora em que a Lua nasce no céu. As regiões mais a leste verão um eclipse mais longo.

Durante o eclipse, outros astros podem ser observados também, aproveitando o momento de mais escuridão no céu. Marte, especialmente, estará bem próximo da Lua e poderá ser apreciado com mais facilidade no momento de eclipse total.

Para observar um eclipse lunar não é necessário nenhum telescópio ou luneta e nenhuma proteção aos olhos. Uma região com pouca luz artificial facilita a observação, por isso locais afastados da cidade são melhores.

Fonte: Guia dos Entusiastas da Ciência

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile