Vacinação em pets: qual a importância?

Muito se fala sobre animais domésticos e em como são importantes, tanto para o meio ambiente, quanto para o papel de afeto e carinho que exercem dentro de um lar. Porém, de acordo com a Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Maringá, um assunto sobre animais que muitas vezes é negligenciado, é a vacinação, extremamente importante para a saúde do pet.

A vacina imuniza contra doenças infecciosas, garantindo a saúde do pet. Ela combate microorganismos maliciosos e previne que eles se proliferem no meio ambiente. Um exemplo é a raiva, que pode ser transmitida por morcegos. Há muitos casos de morcegos que infectam pets.

Minha Página AMP

As principais vacinas para cães são as polivalentes v8 ou v10. Elas combatem diversas doenças, principalmente, a Parvovirose e a Cinomose. Estas doenças podem levar o animal à morte, principalmente, se ele não vacinado estiver ou com imunidade baixa. Para os gatos, as principais vacinas são a Tríplice ou a Quíntupla, que também combatem diversas doenças, entre elas a Calcivirose, que também pode levar à morte.

“A vacina ideal é aquela aplicada por um profissional habilitado. Ela contém vírus vivo modificado, e não vírus morto, já que este afeta gravemente o quadro imunológico do animal e induz pouca imunização. Deve ser aplicada em filhotes após os primeiros 45 dias de vida. São 3 doses e pode ser 1 a cada mês ou a cada 21 dias.

Depois desse período, anualmente, o animal já pode tomar as vacinas antirrábica e polivalente, sendo uma dose de cada. Elas valem tanto para cães, quanto para gatos. “Vale a pena lembrar que a Cinomose é um vírus fatal e extremamente agressivo aos animais, pois causa uma série de alterações no organismo como paresia (perda da motricidade), paralisia e encefalite”, complementa a  Veterinária Evandra Maria, inscrita no CRMV 3155.

Serviço

O Município de Maringá conta com uma Secretaria (Meio Ambiente e Bem-Estar Animal) e uma Diretoria (de Proteção e Bem-Estar Animal) focados e altamente capacitados para promover ações sobre a saúde e segurança dos pets. Por isso, se você tem alguma dúvida ou gostaria de ser voluntário da causa animal, entre em contato com a Diretoria pelo número (44) 3901-1885 e se informe.

Sair da versão mobile