12 tipos de INVEJOSOS e como lidar com eles

"Em campos estrangeiros, a colheita é sempre mais abundante". (Ovídio)

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Invejoso é sem dúvidas um ser perigoso.

Pessoas invejosas são como ratos em nosso avião, mais cedo ou mais tarde eles vão dar um jeito de roer alguma coisa para que nosso avião caia, o pior é que muitas vezes estamos do lado de uma pessoa invejosa e não sabemos identificar, não conseguimos visualizar essa inveja, isso acontece porque a pessoa invejosa é extremamente astuta.
A consequência disso é que corremos o risco de atrair muitos problemas. Elas estão nos locais que menos esperamos, prontas para dar o “bote”, elas se alimentam dos fracassos alheios, são como gafanhotos, sugam o que podem e partem para outra vítima.
Elas estão no trabalho, na faculdade, na academia, nas redes sociais e muitas vezes na família.
Mas como detectar essa falsidade? Será que existem alguns sinais que podem facilitar a identificação?
E como lidar com eles? É possível prever aquela chamada “punhalada” pelas costas? Sim para todas essas perguntas.

“Oh inveja, raiz de males infinitos e verme das virtudes!” (Miguel de Cervantes)

Neste vídeo, abordamos os 12 tipos de pessoas invejosas. Cuidado com esses ratos em sua vida.

Seja grato pelas coisas que você tem
Pessoas insatisfeitas com suas realizações pessoais sentem necessidade de olhar para a vida do outro. Portanto, foque nas suas conquistas e perceba como você pode se sentir satisfeito com tudo o que já foi capaz de fazer. Caso você não se sinta satisfeito, reflita sobre o que precisa ser feito para chegar lá.

O que fala a Ciência sobre a Inveja e os Invejosos?
Cientistas descobriram recentemente a existência de uma região do nosso cérebro que é acionada quando sentimos inveja, essa região é a mesma ativada pela dor física, ou seja, o indivíduo que sente inveja também sente dor, este mesmo indivíduo sente prazer quando ele vê a pessoa invejada se dar mal.

Calma! Sabemos que ninguém está livre de conviver com invejosos e também de sentir aquela pontinha de inveja, não é? Podemos afirmar também que a inveja está diretamente relacionada com a insegurança, autoestima baixa ou nenhuma autoestima, ah e também com a insatisfação pessoal — emoções e sentimentos diários que fazem parte da vida de todo ser humano.

Conviver com invejosos não é tarefa simples, e quando o invejoso está bem próximo de você? Ou até mesmo dentro de casa fazendo parte da família, como é possível lidar com essa relação?

Precisamos entender o que é a inveja.

Vamos dar um “pulinho” no passado e já voltamos.
Durante a infância, é comum que os pais ou pessoas próximas fiquem nos comparando com outras pessoas — seja um colega de escola, irmão, primo ou filho de algum conhecido.
Ex: você viu como fulano é educado e se comporta? Você viu como fulano só tira nota alta na escola? Porque você não faz igual fulano? Etc.
Isso pode despertar um sentimento de inveja incontrolável, ainda mais se tratando de uma criança que está se desenvolvendo como ser humano, não quero aqui generalizar, mas a tendência é crescer com esse hábito de se comparar com os outros e invejar suas conquistas e habilidades.

“A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas”. Miguel de Cervantes

A melhor arma contra os invejosos é se afastar
Sem dúvidas alguma a melhor maneira de lidar com uma pessoa invejosa é se afastando dela. Como nem sempre é possível manter distância de um familiar, a dica é mudar sua frequência de modo a não se conectar mais com a inveja do outro.
Em geral, nos conectamos com a inveja quando estamos inseguros de nossos potenciais, e também quando não conseguimos detectar os invejosos em nossa vida. Se você quer aprender a lidar com pessoas invejosas, comece olhando para suas próprias inseguranças, tornando-se uma pessoa mais segura e satisfeita com você mesmo.

Adilson Costa

Redes Sociais

         

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile