Você já parou para se perguntar por que muitas vezes nos vemos presos em situações que não nos fazem bem? Por que, mesmo sabendo que merecemos mais, continuamos aceitando menos do que merecemos?
Passamos tempo demais tentando decifrar as ações dos outros, nos esquecendo de olhar para dentro de nós mesmos. É hora de nos questionarmos: o que há em nós que nos conecta a essas pessoas e nos faz aceitar suas ações?
Os limites que não impomos acabam por permitir abusos que não merecemos. Cada vez que aceitamos menos do que merecemos, estamos enviando uma mensagem ao mundo sobre como autorizamos ser tratados.
A verdade é que não podemos controlar a mudança nos outros. Tentar moldar alguém à nossa imagem é uma tarefa que muitas vezes está além de nosso alcance. No entanto, o que podemos fazer é mudar a nós mesmos.
Quando olhamos para dentro, podemos perceber que o medo, a insegurança, a baixa autoestima e a carência são as correntes que nos mantêm ligados a essas situações tóxicas. São esses os pontos que precisamos enfrentar e transformar.
A chave para a liberdade está em fortalecer-se. Está em aprender a traçar limites saudáveis e dizer “não” quando necessário. Está em entender que a primeira mudança deve acontecer dentro de nós.
Independentemente do que o outro escolha fazer, podemos aprender a não aceitar o abuso. Podemos escolher o respeito próprio. Podemos escolher seguir em frente.
E aqui está a grande verdade: a jornada de transformação começa com um simples passo, uma decisão corajosa de se colocar em primeiro lugar. Quando escolhemos nos amar e nos respeitar, estamos enviando uma mensagem poderosa ao universo.
Não é sobre o que nos oferecem, mas sobre o que aceitamos. E hoje, aqui e agora, eu te convido a aceitar o seu próprio poder, a sua própria dignidade.
Lembre-se, você é digno de todo o amor e respeito do mundo. Não aceite menos do que isso. Permita-se ser a pessoa incrível que você nasceu para ser.
A transformação começa dentro de você. É hora de brilhar a sua luz, de erguer a sua voz e de caminhar com a cabeça erguida.
Você é capaz de alcançar tudo o que deseja. Acredite em si mesmo, confie na sua jornada e saiba que merece o melhor.
Vá em frente, seja a mudança que você deseja ver no mundo. E lembre-se, você nunca está sozinho nessa jornada.
Com amor e determinação,
Adilson Costa