Para identificar bons investimentos imobiliários, conte com ajuda profissional

O corretor não apenas precisa dominar técnicas e habilidades de vendas, mas também ter conhecimento econômico, contábil e jurídico para identificar os bons investimentos e dominar o processo de negociação

Reflexões imobiliárias

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Para saber se a aquisição de um imóvel é, de fato, um bom investimento não basta fazer um simples comparativo de preços entre opções similares. Também é preciso avaliar se o empreendimento vai valorizar, desvalorizar ou se está com preço final, e se o valor realmente está dentro dos padrões de mercado. Quem não conhece o contexto econômico do setor, certamente, terá dificuldades para fazer essa análise mais aprofundada. Por isso, a figura do corretor de imóveis tem ganhado cada vez mais importância no processo de compra e venda, já que ao atuar com mais conhecimento e preparo esse profissional passa a ter a função de assessor de investimentos imobiliários.   

Em nosso País, esse suporte profissional ganha ainda mais relevância porque não temos nenhum portal de pesquisa que apresente, de forma confiável, o histórico de preços de imóveis por cidade e região. Nos Estados Unidos, por exemplo, há sites respeitados que fazem esse cálculo e ainda apresentam a evolução de valores. Aqui até já tentaram criar essa tecnologia, mas ainda não funcionou. Então, se você for pesquisar por algum imóvel específico no Brasil, como um apartamento de R$ 1 milhão, vai encontrar filtros alimentados por pessoas ou empresas. Ou seja, não há uma instituição que comprove que o preço realmente está dentro do padrão de mercado.    

Para se ter ideia, no mercado de veículos basta pagar uma taxa para saber a real procedência de um carro, por exemplo. Dá para conferir até se já foi batido ou leiloado. Essa tecnologia de análise por cruzamento de informações oficiais no mercado automotivo fez com que os picaretas perdessem espaço, tornando o setor mais profissional. 

Embora o mercado imobiliário brasileiro ainda não conte com esse tipo de recurso, o conceito de corretor de imóveis tem mudado significativamente nos últimos anos, o que também contribui e muito para afastar os picaretas. É que, atualmente, esse profissional não apenas precisa dominar técnicas e habilidades de vendas, mas também ter conhecimento econômico, contábil e jurídico para identificar os bons investimentos e dominar o processo de negociação.  

Nesse contexto, a tendência é que o corretor de imóveis seja cada vez mais respeitado e solicitado no processo de compra e venda, porque o público passa a entender e a reconhecer a importância da versão vanguarda desse profissional. Assim, quem conta com o auxílio de um assessor de investimentos imobiliário não vai mais conversar, de imediato, sobre preços, mas sim sobre o propósito da compra, o contexto econômico e as ofertas do mercado. Só depois dessa análise consistente e de identificar as melhores opções de investimentos é que ocorre a negociação do valor. 

Portanto, a minha dica de hoje é: se você está interessado em investir em imóvel por ser um bom momento para aquisição e pela segurança do mercado, mais tradicional e sem a oscilação do sistema financeiro, considere contratar ajuda de um profissional, para que a sua aposta traga os resultados desejados.

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile