Dirigir um automóvel pode ser tarefa fácil para a maioria e um pouco custoso para alguns, mas você conhece um pouco do seu veículo ou já leu o manual? Muitas vezes algum problema pode ser facilmente evitado se soubéssemos noções básicas que só normalmente vemos bem levemente nas Auto Escolas.
Problemas comuns como as falhas, luz da injeção acesa, problema de ignição, como velas, cabos de velas e bobina e bicos injetores são os casos mais recorrentes segundo o chefe de uma oficina em Maringá, Eduardo Andrioli Pereira Serconvel.
Para Eduardo falta muita informação ou se tem muitas informações erradas e equivocadas pela falta de leitura do manual de cada carro e pela condição de uso. Ele destaca ainda que cada sistema do carro é importante e salienta sobre os riscos que o motorista pode ter com seu veiculo sem a manutenção correta. “Freio é o principal sistema de segurança, suspensão também. Deve-se saber condições do motor que podem causar avaria grave se não for substituída, como por exemplo, a correia dentada.”
O chefe de oficina, ainda enfatiza para que o motorista tenha sempre o histórico de manutenção por perto, pois ali está especificado toda a manutenção feita e a se fazer no veículo. Eduardo Andrioli faz uma ressalva importante. “Importante sempre levar para um técnico capacitado para fazer as devidas manutenções, vejo muitos equívocos em postos onde o frentista erroneamente instrui o cliente a fazer coisas que não são certas.”