A Cocamar se destaca cada vez mais em um mercado altamente concorrido

Divanir Higino, presidente da Cocamar

a500d5ea072567785216a9cfa06015c7 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A importância da prática cooperativista se sobressai ainda mais em períodos adversos e os cooperados da Cocamar sabem muito bem o que representa para eles a união de esforços pelo bem de todos.

Na cooperativa, eles se sentem seguros, protegidos, confiantes e têm oportunidades para crescer. Nos últimos anos, enquanto a concorrência se retraiu, a Cocamar manteve, com absoluta serenidade, a política de efetuar os pagamentos à vista nas fixações de safra efetuadas pelos produtores, assim como tem proporcionado o retorno de resultados em valores que, geralmente, superam às suas expectativas.

Sólida, a Cocamar não apenas adquire os insumos à vista, junto às empresas fornecedoras, repassando as vantagens financeiras aos cooperados em suas campanhas, como mantém um amplo programa de investimentos com a construção, ampliação e a realização de melhorias em estruturas operacionais para prestar um atendimento de excelência. Só em 2021 foram canalizados mais de R$ 242 milhões para esse fim.

Além disso, a boa saúde financeira da Cocamar permite que as instituições bancárias disponibilizem recursos que são repassados aos cooperados à taxas de mercado, permitindo adequar seus pagamentos conforme o fluxo de caixa de cada um. Nos últimos anos, temos observado grandes variações destas taxas devido às fortes flutuações da Selic, sendo que a Cocamar tem feito um mix de juros de tal forma que venha a impactar menos seus produtores.

O reconhecimento dos produtores a esse decisivo apoio da cooperativa – que nenhuma empresa mercantil consegue oferecer – pode ser medido pelo crescente e substancial aumento de participação de mercado em todas as regiões, ao longo dos anos, tanto em recebimento de produtos, quanto na comercialização de insumos agropecuários.

Cada vez mais a prática cooperativista revela também o quanto é necessária para o equilíbrio financeiro do agro regional. Ao balizar os preços nas regiões onde está presente, a Cocamar age no sentido de que os produtores sejam remunerados de acordo com a realidade do mercado; e, da mesma forma, que não sejam explorados na aquisição de seus insumos.

A Cocamar foi também uma das primeiras cooperativas a contar com uma corretora própria de seguros, auxiliando os cooperados em relação aos melhores produtos, custos e coberturas. Com isso, mesmo diante de frustrações de safras, como as que têm ocorrido, os produtores preservam seu capital e patrimônio e isto ameniza o impacto que tais problemas teriam na cooperativa.

Assim, ao participar ativamente e valorizar a prática cooperativista, o cooperado está investindo no que é seu e no próprio negócio, contribuindo para fortalecer ainda mais a união de esforços e ideais que, de forma concreta e transparente, tem lhe assegurado muitas conquistas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile