Commodities – A queda nos preços das commodities pode ser primeiro sinal de desaceleração global da economia. Investidores estão cada vez mais atentos aos sintomas de uma crise global e não descartam, até mesmo, uma recessão. Segundo os analistas, investidores têm se movimentado com alta de juros, o que prejudica o desempenho dos produtos básicos. Depois da guerra e dos efeitos do conflito nos preços dos fertilizantes, o mercado de commodities agrícolas entrou em um momento de transição, saindo de um cenário crítico de oferta para uma leitura pessimista de demanda, avaliam. Apesar do cenário ainda nebuloso, a expectativa é que o mercado de commodities agrícolas se mostre resiliente nos próximos meses, com espaço para manter os preços.
Plano Safra – O Ministério da Economia autorizou o pagamento de equalização de taxas de juros em financiamentos rurais, no âmbito do Plano Safra 2022/23 permitindo que as instituições financeiras iniciem, de imediato, o atendimento da demanda dos produtores rurais. O total de recursos equalizáveis disponibilizados para a atual safra soma R$ 115,8 bilhões. O Plano Safra 2022/23 terá R$ 340,88 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional até junho do próximo ano. Desse total, R$ 246,28 bilhões serão destinados ao custeio e comercialização. Outros R$ 94,6 bilhões serão para investimentos. Os recursos com juros controlados somam R$ 195,7 bilhões e com juros livres R$ 145,18 bilhões.
União Solidária – A campanha União Solidária, que contempla centenas de entidades sociais, já tem os primeiros ganhadores de iPhone 12. São eles: Maria Pereira, de Londrina/PR; Heitor Campolim, de Santo Antônio do Caiuá/PR; e Lucy Peddrosa, de Tapiratiba/SP. Eles adquiriram cupons, respectivamente, do Londrina Pazeando, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santo Antônio do Caiuá e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tapiratiba. Por ter vendido o cupom contemplado, cada entidade receberá R$ 3 mil. Realizada pelo Instituto CoopConecta, com apoio do Instituto Cocamar e Sicredi União PR/SP, a campanha está na quinta edição e é voltada para entidades sociais que atendem crianças, adolescentes, adultos, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e em tratamento de câncer de municípios do Paraná e São Paulo. O objetivo é ajudar as organizações a angariar recursos para custeio de despesas e melhoria dos atendimentos.
Como participar – Para participar da União Solidária, as organizações inscreveram seus projetos em www.campanhauniaosolidaria.com.br e receberam cupons de R$ 10 para comercializar na comunidade e de forma on-line, sendo que todo o valor obtido ficará com a entidade. Além de ajudar os projetos sociais, quem adquire cupom participa de sorteios mensais de prêmios pela Loteria Federal. Nesta edição são 12 iPhones, 3 Fiats Mob e 6 Honda CG Start 160. Um diferencial é que as entidades responsáveis pela venda dos cupons premiados ganham prêmios extras: R$ 3 mil no caso dos cupons de iPhones e das motos sorteadas em 31 de agosto e R$ 5 mil para quem vender os cupons contemplados no sorteio final.
Campanha – Até o momento, em todas as 115 cidades envolvidas na campanha União Solidária foram arrecadados R$ 750.880,00, impactando mais de 500 mil pessoas. Ao todo, 572 entidades estão participando e 637 projetos serão beneficiados com os recursos. Na última edição, encerrada em dezembro do ano passado, foram arrecadados R$ 3,46 milhões para 536 entidades, que atendem 774 mil pessoas. Nas quatro primeiras edições a campanha arrecadou R$ 12,2 milhões.
Laranja – Em uma das safras mais difíceis dos últimos anos, com uma oferta pequena de fruta aliada a problemas decorrentes de seca e geadas, as exportações totais de suco de laranja brasileiro registraram um volume total de 1.073.918 toneladas nos doze meses da safra 2021/22, de acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela CitrusBR. O número representa um aumento de 5,33% em relação à safra 2020/21, quando foram embarcadas 1.019.554 toneladas. Em faturamento, as vendas fecharam com US$ 1,622 bilhão, crescimento de 6,95% ante a receita de US$ 1,516 bilhão na safra anterior. Entre os mercados, a Europa continua sendo o principal destino das exportações brasileiras de suco de laranja, com uma participação de 63,61%, seguida de EUA, com 20,75%, China com 8,3%, Japão com 3,50% e outros mercados correspondem a 3,84%.
Caravana ILPF – Formada por pesquisadores da Embrapa e técnicos de várias empresas, a Caravana ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) visita no próximo mês a região da Cocamar. Promovida pela Rede ILPF, seu objetivo é conhecer experiências e realizar diagnósticos que ajudem a difundir e ampliar as áreas com sistemas de integração em nível nacional. Na noite de 8 de agosto, em Maringá, os participantes da Caravana vão ser recebidos num evento em que a cooperativa vai mostrar como esse modelo produtivo vem se desenvolvendo nos solos arenosos sob o seu atendimento. Entre as pioneiras em ILPF no Brasil, a qual adotou em 1996 como uma de suas principais bandeiras, a Cocamar conta com uma equipe técnica especializada na prestação de assistência aos produtores que já totalizam cerca de 250 mil hectares em diferentes formatos integrados.
Programação – A programação inclui a realização de um dia de campo no dia 9/8 na Fazenda Flor Roxa em Jardim Olinda, município situado na divisa dos estados do Paraná e São Paulo, onde a família Vellini pratica a ILPF há mais de duas décadas. Ainda no dia 9, a partir das 18h15, a comitiva participa do 4º Encontro sobre ILPF no Aruá Hotel em Presidente Prudente (SP), evento para o qual são esperados mais de 300 produtores. A realização, da Rede ILPF, terá como palestrantes José Pezzopone, da Embrapa, e Juliano Roberto, da Fazenda Campina. Finalmente, no dia 10/8, de passagem por Nova Andradina (MS), a Caravana ILPF se reúne com produtores do município e região. Compõem a Rede ILPF: Embrapa, Cocamar, John Deere, Bradesco, Syngenta e Sementes Soesp.