Com o objetivo de levar mais informações técnicas e de mercado aos cooperados, a COANORP– Cooperativa Agropecuária Norte Paranaense realizou em Astorga no dia 30/06/2022 no salão de festas Libanu´s Buffet um evento com palestra técnica sobre manejo de pragas na cultura do milho (cigarrinha) e tendências de mercado de Grãos, com a participação de aproximadamente 200 cooperados das unidades de Astorga, Iguaraçu, Pitangueiras e Sabaúdia; este mesmo evento também se realizou no dia 01/07/2022 em Lobato, no salão de festa CIA da Alegria, com a presença de mais de 200 cooperados, das unidades de Ângulo, Colorado, Lobato, Santo Inácio e Santa Fé.
O diretor presidente da COANORP Waldenir Romani abriu ambos os eventos agradecendo a participação de todos os cooperados, e falou da missão da cooperativa de levar conhecimentos técnicos ao quadro social, e informações de mercado de grãos, clima e economia de forma global, pois são fatores de impactam diretamente no resultado do agricultor. Interação foi o que não faltou entre os cooperados e palestrantes, que foram bastante questionados e puderam esclarecer as dúvidas.
Doutor em Entomologia e pesquisador, Rodolfo Bianco falou sobre manejo de pragas na cultura do milho segunda safra, com ênfase no controle da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), que se alimenta e se reproduz somente no milho e é considerada uma das pragas mais vorazes da agricultura e o único inseto-vetor dos molicutes espiroplasma e fitoplasma, causador do enfezamento-pálido e o enfezamento-vermelho nas plantas.
Dentre as principais medidas para manejo da praga está a eliminação total das plantas de milho tiguera, que são as plantas voluntárias que nascem dos grãos caídos após a colheita do milho inverno e que servirão de hospedeiras para multiplicação da cigarrinha. Também é fundamental a sincronização do plantio na região, evitando os plantios muito antecipados ou tardios, uso de híbridos com maior tolerância a praga e uso de sementes tratadas com inseticidas, além de fazer o monitoramento da lavoura.
Consultor em gerenciamento de riscos da INTL FCStone, Étore Baroni falou sobre mercado de grãos atual e futuro. Com o final do plantio do milho e da soja nos EUA, mais do que nunca o mercado de clima norte-americano será determinante para as oscilações de preços.
Encerrando os eventos o presidente da COANORP, Waldenir Romani, informou aos presentes que de acordo com levantamento realizado pela equipe técnica da cooperativa, o ataque da cigarrinha do milho na região, a exemplo do que ocorreu em todo o Estado, foi bastante intenso este ano com perdas que podem chegar a 30% da produtividade. “Os produtores precisam ficar atentos aos manejos de controle e buscar orientações técnicas junto a equipe de profissionais da cooperativa”, orientou.