Postcrossing

Como viajar sem sair de casa?

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Com o retorno das restrições causadas pelo aumento de casos de Covid-19, viajar tornou-se mais complicado, mas existe uma maneira de conhecer culturas novas, pessoas e lugares sem sair do conforto da sua casa.

Postcrossing é uma plataforma online que tem como objetivo a troca de postais e cartas em papel, o projeto foi criado pelo português Paulo Magalhães em 2015 que sempre teve interesse em trocar cartas e daí veio a inspiração. Paulo e Ana Campos se dedicaram a fazer uma ida até a caixa de correios algo divertido e feliz, diferente do usual.

Fonte :Arquivo pessoal 

O website é gratuito e simples de usar, como muitos outros é necessário criar um perfil (conta), escrever um pouco sobre você e sobre o que você gostaria de receber e voilà tudo pronto para começar. O sistema gera um código com um endereço de um usuário aleatório e ao mesmo tempo envia o seu para outro postcrosser que o enviará algo também, nunca é para a mesma pessoa. Hoje o Postcrossing conta com mais de 60 milhões de postais enviados para todos os cantos do mundo.

Fonte: Postcrossing.com.br

Não indico a vocês experiências e sites que não tenha testado e gostado. Abri minha conta em 2015 e já enviei 36 postais para o mundo todo, recebi 40 e estou esperando mais um no momento! Nessa brincadeira fiz um grande amigo chamado Albert, ele é espanhol e trocamos cartas por anos. Quando comecei a voar eu quis conhecê-lo em Barcelona em uma das minhas folgas e assim nos adicionamos pela primeira vez no instagram e whatsapp, combinamos uma data que funcionava para os dois.

Chegando em Barcelona eu lembrei que nunca havia visto Albert e que não sabia se iria reconhecê-lo no aeroporto, mas foi instantâneo! Era minha primeira vez na cidade e nada melhor do que desbravá-la em companhia de um local, conheci os pontos mais famosos e os nem tanto, mas que fazem esta cidade ser tão única e especial.

Durante o período que fui comissária de bordo não tinha um endereço fixo para trocar correspondências como antigamente, mas sempre que conseguia enviava postais aos meus amigos e familiares. Hoje reativei minha conta no site e continuo escrevendo.

Albert e eu continuamos amigos e escrevemos sempre que podemos um para o outro e o instagram…só quando a carta não chega.

Fonte: Postcrossing website

As correspondências já tiveram seu ápice de importância, sendo essenciais por antigamente ser o único meio de comunicação. São registros históricos, parte de detalhes de eras passadas foram relatadas nas mesmas, assim como histórias de amor, tragédias e desencontros. Com a modernização vieram os e-mails e mídias socias, hoje em questão de segundos é possível se comunicar com o outro lado do mundo, mas será que estas mensagens tem o mesmo valor de uma carta escrita à mão?

Em um mundo imediatista os postais e cartas voltaram a ser utilizados, demonstram um esforço e dedicação raros e por isso têm um alto valor agregado.

Fonte: Barbara Neme Dutra

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile