Segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Paraná teve crescimento de 7,5% no setor de turismo, marca bem acima da média nacional de 4% nos últimos 12 meses.
Somente nos últimos cinco meses o setor de turismo no Paraná também segue registrando bons números. A atividade cresceu 4,8% no Estado, ficando com o quinto melhor desempenho do País.
Em relação à receita nominal no período, o Paraná tem o quarto maior crescimento do País em 2024, com aumento de 10,1% entre maio e janeiro. No mesmo período, o Brasil teve alta de 9,6%.
Com o segundo maior crescimento do Brasil no setor de serviços a alta registrada foi de 8,4%, mais de seis vezes acima da média nacional no período, que foi de 1,3%.
O resultado paranaense nos serviços ficou atrás apenas do desempenho do Mato Grosso, que teve aumento de 9,1% em 12 meses. Na relação com outros estados, o Paraná ficou à frente de Minas Gerais (6,4%), Santa Catarina (5,9%), Bahia (4,3%), Rio de Janeiro (2,1%) e São Paulo (-1,9%), por exemplo.
Se destacaram também os serviços profissionais e administrativos, que cresceram 10,9% no Estado ao longo de 12 meses, o subgrupo que abrange outros serviços, com alta de 9,8%, e os serviços de transporte e auxiliares, com aumento de 8,7%.