Notícias em Destaque
10/03/2017 – Prefeitura e INSS promovem capacitação sobre benefício da assistência social
A Secretaria de Assistência Social (SASC), em parceria com a agência do INSS em Maringá, promoveu nesta sexta, 10, capacitação de técnicos do município sobre mudanças nos critérios de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O auxílio de um salário mínimo por mês é concedido às pessoas idosas, com 65 anos ou mais, ou com deficiência, com renda familiar mensal menor que 1/4 do salário mínimo. Atualmente, 5.853 pessoas recebem o benefício em Maringá.
“O BPC é um benefício da assistência social operacionalizado pelo INSS, por isso essa parceria com o município para capacitar profissionais que atendem esta demanda”, disse a responsável técnica do serviço social do INSS em Maringá, Isabel Cristina Chami. Ela explica que as principais mudanças na concessão do benefício tratam da obrigatoriedade do cadastro único e da possibilidade de flexibilização do critério de renda e da avaliação médica que passam a considerar também o contexto social do cidadão.
“Há muita confusão entre assistencialismo e assistência social. Por isso precisamos cada vez mais profissionalizar nossas ações, demonstrar para a sociedade a efetividade dos nossos trabalhos e a mudança que isso produz na realidade das pessoas da nossa cidade e do Brasil”, disse o secretário das SASC, Ederlei Alkamim, destacando a importância do evento para os servidores do município.
O gerente executivo do INSS em Maringá, Valmir de Souza Tomaz, comentou que na maioria dos casos as pessoas criticam as políticas de assistência social sem conhecer os serviços. Para ele, a parceria com a prefeitura ajudará no fortalecimento das instituições e da sociedade brasileira. Um novo encontro de capacitação será realizado no próximo dia 17, no auditório da Receita Federal, com outro grupo de servidores do município.
Dos 5.853 beneficiários do BPC em Maringá, 3.516 são idosos e outros 2.337 são pessoas com deficiência. Para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício, o cidadão deve procurar o CRAS mais próximo da sua residência, podendo ligar na SASC, 3221-6400, para saber qual das oito unidades atende seu endereço.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá