Notícias em Destaque
Bem-Estar Animal esclarece dúvidas sobre castração
Segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), muitas pessoas ainda continuam com dúvidas sobre como funciona o processo de castração oferecido pela Prefeitura de Maringá. A comunidade precisa entender que as castrações são, exclusivamente, para animais de rua, independente da raça, vítimas de abandono ou maus tratos′, disse o diretor de Proteção e Bem Estar Animal, Marco Antônio Lopes de Azevedo.
Animais adotados em feiras de adoção do município também tem direito a castração, mas é preciso que o adotador apresente o termo de adoção. Famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas em programas de auxílio do Governo, também podem solicitar o serviço de castração.
De agosto do ano passado até o mês de outubro deste ano, a prefeitura já realizou 6.418 castrações de cães e gatos, sendo 3.745 pela DPBEA da Sema e 2.673 pela Secretaria de Saúde. A licitação com 5,5 mil castrações segue em andamento e deve ser finalizada nos próximos dias. A castração prioriza animais ruas, incluindo aqueles recolhidos por associações e protetores independentes. Os procedimentos são realizados com recursos municipais, por oito clínicas cadastradas.
Em junho deste ano, a van de Emergência Animal da Sema iniciou o atendimento de cães e gatos vítimas de acidentes de trânsito, e animais com algum tipo de doença que comprometam a mobilidade e saúde. Até outubro deste ano, já foram atendidos 99 animais, realizados 151 exames laboratoriais e radiográficos, e 25 procedimentos cirúrgicos. O serviço de emergência animal é realizado de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. O telefone é o 44-3901-1885.
A Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal foi inaugurada no dia 25 de maio do ano passado, com o objetivo de promover ações de proteção aos animais domésticos, coibir maus-tratos aos animais, estimulando a posse responsável, entre outras.
Saiba mais
Diretoria de Bem-Estar Animal – SEMA
Avenida Laguna, 668.
Telefone: 3901-1885
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá