Notícias em Destaque
Cooperados da Coopercanção conhecem sistema de reciclagem de resíduos eletrônicos
Os cooperados da Coopercanção visitaram nesta terça-feira (22) a empresa Nova Fênix e conheceram o processo de coleta e reciclagem de resíduos eletrônicos. A atividade organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) é uma das ações da administração municipal que visa a criação da Central de Sucata Eletrônica dando continuidade à política de manter parceiras com as cooperativas da cidade.
Não é a primeira vez que o administração municipal promove o incentivo às cooperativas de reciclagem do município, que em 2011, foi marcado através da parceria com a Coopervidros, primeira cooperativa de materiais recicláveis a assinar contrato com o Poder Público para a coleta seletiva, processamento, comercialização e destinação final de resíduos sólidos, especificamente vidros, no perímetro urbano de Maringá.
A intenção é firmar outros convênios com as cooperativas fazendo com que elas se especializem na coleta e destinação final de todo o tipo de resíduo. No caso da Coopercanção o objetivo é atender a central de resíduos eletrônicos do município, que segundo a técnica da SEMA, Juliana Kerkhoff, será inédita no país. “No Brasil não temos uma cooperativa específica para esse fim e será uma grande conquista para a sustentabilidade do município e referência no país”, afirmou.
De acordo com o diretor da SEMA, Dorvalino Lopez de Macedo, os cooperados terão todo o respaldo da pasta, contando inclusive com a parceria da empresa de reciclagem de resíduo eletrônico, que além de oferecer capacitação gratuíta aos cooperados, comprará durante seis meses os produtos da Coopercanção. “Entendemos que a cooperativa necessita de apoio e faremos o que for possível para auxiliar os cooperados para um trabalho mais digno e seguro”, destacou Macedo.
A presidente da Coopercanção, Adélia Xavier Costa, destacou que a ideia de coleta e o trabalho de reciclagem de produtos eletrônicos teve aprovação dos cooperados. “Os colegas da cooperativa ficaram muito interessados e surpresos com os processo de coleta e seleção dos resíduos eletrônicos. Estamos contentes com essa nova oportunidade que a Prefeitura está nos oferecendo”, afirmou.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá