Notícias em Destaque
Prefeito abre o II Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana com palestra de gestão ambiental
O prefeito Silvio Barros ministrou nesta quarta-feira (8) a palestra de abertura do II Ciclo de Estudos sobre Arborização Urbana, que contou com a participação de especialistas, acadêmicos e profissionais do setor dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Silvio Barros discutiu o tema da gestão ambiental na paisagem urbana em Maringá e no noroeste do estado. O prefeito lembrou que a arborização urbana, um motivo de orgulho para os maringaenses, foi planejada e idealizada por ingleses que em 1930 contavam com a cidade de Londres como vanguarda de projetos urbanísticos da época, e primeira cidade a ter metrô no mundo ainda no final do século 19.
“De Londrina à Umuarama esses homens colocaram em prática um verdadeiro conceito de planejamento urbano, possivelmente inviável em metrópoles européias, tendo na arborização um grande destaque, influenciando diretamente nos indicadores sociais como o de desenvolvimento humano da região, referência para outros estados”, destacou o prefeito, ressaltando que o objetivo maior da arborização é ofertar melhores condições de vida à população.
O prefeito ressaltou que mesmo o plano inicial de urbanização ser admirado por especialistas na atualidade, deve ser revisto, lembrando da necessidade da substituição de espécies. “Em grandes avenidas temos figueiras no canteiro central que não são as mais adequadas e podem causar prejuízos. Nas ruas da região central, se não fossem as calçadas de quatro metros, teriamos problemas com as árvores de grandes dimensões”.
Silvio Barros ainda destacou as legislações referentes à urbanização urbana, iniciativas do município no setor e comentou as experiências profissionais em organizações internacionais sobre o meio ambiente.
Simpósio Paranaense de Floricultura
O ciclo de estudos prossegue até sexta-feira (9), com cursos gratuitos como o debate sobre o uso adequado de espécies arbóreas em vias públicas e importância da arborização urbana para a manutenção da fauna. As atividades acontecem no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro em todos os períodos.
Outro destaque no ciclo de estudos é o 1º Simpósio Paranaense de Floricultura, que acontece na Casa da Uva em Marialva, e contará com atividades sobre o manejo de pragas e do solo no cultivo de rosas, importância da floricultura na região da Amusep, uso de substratos alternativos e visita a propriedades rurais com cultivos de flores e plantas ornamentais.
O II Ciclo de Estudo sobre Arborização Urbana e o 1º Simpósio Paranaense de Floricultura são uma promoção dos departamentos de Agronomia e Biologia da UEM, em parceria com as prefeituras de Maringá e Marialva, EMATER, SEAB e SENAR.
Serviço:
Inscrições estão abertas no site www.vecsistemas.com/simposio
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá