Notícias em Destaque
Prefeitura assina contrato de coleta, processamento e destinação de resíduos eletrônicos com a Coopercanção
A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, vai assinar nesta sexta-feira (15) o contrato de prestação de serviço para a coleta, processamento e destinação final de resíduos eletrônicos com a Coopercanção. A cerimônia está marcada para às 15 horas na sede da cooperativa (Rua Pioneira Gertrude Heck Fritzen, 5769, Conjunto João de Barro I).
A Coopercanção atuará no setor de resíduos eletrônicos e receberá o apoio da administração contando com um barracão cedido pelo município para realizar a separação de materiais, veículo para transporte de resíduos, além de receber assessoria técnica para licenciamento ambiental.
De acordo com a técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Marisa Ereno, é fundamental o apoio da população para o desenvolvimento e manutenção da cooperativa, formada por pessoas que trabalhavam em condições insalubres na coleta de resíduos.
“A melhor forma para a comunidade ajudar a cooperativa é fazendo também uma boa ação em defesa ao meio ambiente, separando os resíduos eletrônicos que não são mais utilizados, como computadores e celulares, e entregarem para a cooperativa que fará a destinação final correta para empresas de reciclagem”, explicou Marisa, lembrando que a Coopercanção será a segunda cooperativa a assinar o contrato de prestação de serviço com a adminstração municipal.
A iniciativa faz parte da Política Municipal de Resíduos Sólidos que pretende incluir outras entidades nessa parceria. A Coopervidros, cooperativa especializada no recolhimento e destinação final de vidros mantém contrato de prestação de serviços com a Prefeitura de Maringá desde o ano passado.
O secretário de Meio Ambiente, José Miguel Grillo, ressaltou que a cooperativa maringaense é a primeira do Paraná a realizar o trabalho com os resíduos eletrônicos. “A equipe da Secretaria de Meio Ambiente já fez o levantamento de empresas que realizam a coleta desses materiais e não encontrou nenhuma experiência como a de Maringá, em que Poder Público e cooperativa trabalham juntas em ações para a destinação final desses materiais”, afirmou Grillo, destacando que a Secretária de Meio Ambiente já iniciou as primeiras parcerias para instalaçao de pontos de coleta fixos que contará com o apoio da UEM, Unifamma, Faculdade Cidade Verde e Sesi.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá