Maringá é destaque entre as 100 maiores cidades brasileiras como a melhor para se viver. A posição foi apresentada pelo Ranking Macroplan 2021, que mostra os Desafios da Gestão Municipal, divulgado na semana passada pela Revista Exame.
O índice leva em consideração os segmentos educação, saúde, segurança, saneamento básico e sustentabilidade e considera elementos primordiais da economia em geral. O Índice é o mais seguro para classificar a qualidade e a competência de administração municipal.
Ranking
Para o ranking, foram analisados 15 indicadores dos Desafios da Gestão Municipal e os essenciais deles foram expostos em Maringá pelo prefeito Ulisses Maia para os líderes da sociedade civil organizada que lideram os principais segmentos econômicos maringaenses. Foi a 3ª vez que o município ganhou o título, liderando o ranking antes em 2017 e 2018.
Para o prefeito Ulisses Maia, o ranking é resultado do histórico senso empreendedor dos maringaenses, associado à união da sociedade e ao trabalho intenso da administração municipal. Ele diz que a economia fortificada no município, com o bem-estar da população e com a Prefeitura eficiente e eficaz, Maringá será ainda melhor. “O ranking é o resultado e reconhecimento a todo esse trabalho que desenvolvemos em prol da comunidade, que se reverte para a qualidade de vida e para a economia. E, claro, contribui muito para o desenvolvimento de Maringá, já que destaca a cidade em nível nacional e pode ajudar a atrair empresas que buscam crescimento em meio a uma comunidade unida, eficiente e inovadora”.
Desafio
Ao admitir essa conquista essencial, o prefeito lançou um novo desafio: tornar Maringá como uma Cidade de Classe Mundial, comparada às melhores do mundo.
Para tratar também sobre esse desafio, o prefeito se reuniu na última sexta-feira (12) com deputados federais e estaduais, além de vereadores, e ontem, com a sociedade civil. Nas apresentações foram indicados muitos elementos e atividades que pretendem impulsionar a cidade, como o programa de aceleração da economia e políticas para renovar Maringá em uma Smart City, um município inteligente e cosmopolita.
Ulisses Maia também exibiu o aperfeiçoamento no quesito mobilidade urbana, sustentabilidade e ressaltou sobre a zeladoria municipal. Ainda durante o encontro, informou que a Prefeitura será totalmente digitalizada em métodos internos e no atendimento ao cidadão. “A prefeitura já é bastante inovadora e será cada vez mais transparente. O modelo de Compliance e Controle que estamos implantando será referência para o Brasil”.
Estiveram presentes na reunião empresários e representantes de sindicatos, associações, universidades, igrejas, secretários municipais, conselhos, forças de segurança, imprensa, entre outros.
Confira alguns dados que levaram Maringá ser a Melhor Cidade do Brasil para se Viver:
• Destaque em 4 áreas essenciais: educação, saúde, segurança e saneamento básico e sustentabilidade
• Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): 7.2 (média nacional: 5.2)
• Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é acima da média latino-americana.
•Maringá é a 2ª maior exportadora do Paraná e a 9ª do país.
•113 empresas exportaram $2,3 bilhões para destinos como Irã, China, Japão e Coreia, em 2020.
• Aproximadamente 40 mil alunos matriculados na rede municipal
• 100% de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola
• 10% da população frequentando cursos de graduação na Educação Superior
• 100% de abastecimento de água, de atendimento de esgoto, de esgoto tratado e implantação da coleta seletiva em 100% da cidade
• Menor taxa de mortalidade entre as 100 cidades
• Maior taxa de cobertura de equipes na Atenção Básica de Saúde
• projetos de Smart City implantados e em andamento: como placas de energia fotovoltaica e criação do Parque de TI
• são 90 alqueires de mata nativa, em 17 bosques, resultando em 26,6 m² de área verde por habitante: uma árvore para cada 3 pessoas.
• 2ª no Paraná e 11ª no Brasil em geração de empregos
PERSONAGENS
• Michel Felipe Soares, presidente da Acim
Falou sobre orgulho do maringaense. A cidade recebe muitas visitas de segmentos variados de outras cidades. Todos admiram a cidade e sua sinergia entre poder público e a sociedade civil organizada.
• Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural
Maringá tem gestores de vários setores, todos comprometidos com a cidade e com as futuras gerações.
• Julio Damasceno, reitor da UEM
Esse destaque de Maringá é resultado do esforço da origem visionária que os pioneiros tiveram e os gestores contemporâneos têm. Os maringaenses criam e aproveitam as oportunidades.
• Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes PR)
Lembrou como o Codem começou e virou referência para o Brasil. O Conselho atingiu todas a as metas traçadas e colaborou para que Maringá tenha tantos atrativos. A cidade precisa se desenvolver para todos, com foco em renda.
• Marcos Cordiolli, secretário de lnovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom)
Citou dados econômicos e mostrou que Maringá tem economia em aceleração com pilares muito fortes, com empresas em rápido processo de internacionalização.