Notícias em Destaque
Noite dos Morcegos sensibiliza centenas de pessoas em defesa do animal
Cerca de 400 pessoas participaram da Noite dos Morcegos com uma trilha no Parque do Ingá visando desmistificar histórias negativas e ressaltar a importância ambiental do animal. O evento arrecadou centenas de litros de leite que serão repassados ao Lar Escola da Criança e ao Asilo São Vicente de Paulo.
O professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA), Henrique Ortêncio Filho, destacou que o evento foi um sucesso e contou com a participação de todas as idades.
Ficamos contentes com a grande presença de público neste evento que contou até com bebê de colo até pessoas com mais de 80 anos. Agradecemos a parceira com a Secretaria de Meio Ambiente que nos apoiou e deseja que a iniciativa continue, afirmou o professor.
Entre outras ações a Noite dos Morcegos contou com palestra, apresentação de espécies vivas, destacando a biologia e a importância ambiental dos animais, e do personagem Batman que em vez de ser apresentado como o cavaleiro das trevas foi considerado como amigo dos morcegos e protetor da natureza.
Ortêncio Filho ressaltou que a ação sensibilizou os participantes para o reconhecimento do valor ambiental dos morcegos que deve ser maior do que mitos e lendas. A comunidade não deve temer muito menos matar esses animais, mas saber que os morcegos são importantes polinizadores, dispersores de sementes, predadores de insetos e outros animais que poderiam trazer danos para a agricultura e ao ser humano, destacou.
Únicos mamíferos verdadeiramente capazes de voar, os morcegos estão divididos em mais de 1300 espécies Aproximadamente 500 espécies de plantas tropicais são polinizadas pelos animais. Os morcegos podem ser alimentar de diferentes recursos, como insetos, pequenos animais, frutos, néctar, pólen, entre outros, além de sangue, caso de apenas três espécies. A maioria inicia suas ações ao anoitecer e alguns morcegos podem comer quantidades correspondentes a uma vez e meia o seu peso em uma só noite.
A Noite dos Morcegos contou com o apoio da Prefeitura de Maringá e é uma realização do GEEMEA, Departamento de Ciências, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da UEM e do Programa para a Conservação de Morcegos do Brasil.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá