Notícias em Destaque
10/03/2017 – Parte do imposto de renda ainda pode ser destinada para projetos sociais
A estimativa da Receita Federal em Maringá é de que mais de 88 mil contribuintes devem fazer a declaração do imposto de renda até 28 de abril. Parte dos valores devidos ainda pode ser destinada ao Fundo para Infância e Adolescência de Maringá (FIA). Cerca de 25 organizações da cidade recebem os recursos para realizar projetos que promovem e protegem crianças e adolescentes.
Quem já fez a contribuição até dezembro do ano passado, mas não atingiu o teto de 6% do valor do imposto devido, pode fazer uma complementação. O limite é de 3% do imposto devido, percentual válido também para quem ainda não fez nenhum repasse ao FIA no período. A orientação é que o cidadão entre em contato com o seu contador para fazer os cálculos e o recolhimento por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Para o Secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, outro aspecto importante desta ação é que os recursos destinados ao fundo também movimentam a economia local com a aquisição de serviços e equipamentos para realização dos projetos. Em 2015 o FIA arrecadou R$ 1,5 milhão. Os recursos são investidos em projetos aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
Semanalmente, 140 crianças e adolescentes participam de oficinas de música, rádio e fotografia, na Associação Menino Jesus, mantidas com repasses do FIA. “Se cada cidadão soubesse dos benefícios da destinação através do imposto de renda aos projetos sociais, o faria com mais frequência e alegria, pois é algo que pode mudar o destino de crianças e adolescentes”, diz a presidente da organização, irmã Maria Cecília Piciteli.
Saiba mais
Pode fazer a destinação complementar para o FIA o cidadão que tem imposto de renda a pagar ou a restituir. A declaração deve ser feita em formulário completo até 28 de abril. A contribuição ao FIA não prejudica outras deduções, como as relativas a dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá