Notícias em Destaque
13/03/2017 – Prefeito inaugura Base Móvel de Integração na Comunidade
Solenidade realizada na manhã desta segunda, 13, na Praça Napoleão Moreira da Silva, inaugurou a Base Móvel de Integração na Comunidade, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social (SASC), em parceria com a Guarda Municipal (GM) e outras secretarias do município. O projeto vai levar segurança aos bairros e aproximar serviços públicos da população, em especial orientação e acolhimento para dependentes químicos e moradores em situação de rua.
“A rua não é lugar digno de ser viver para qualquer cidadão. Muitas vezes a pessoa está com a vida tão difícil que ela sequer tem coragem de pedir ajuda, mas um ônibus desse e uma equipe próxima das pessoas pode oferecer essa mão para quem está precisando. Este projeto também vai atender não só os dependentes, mas os familiares que querem internar um filho e não sabe como encaminhar”, disse o prefeito Ulisses Maia.
Secretário de Assistência Social, Ederlei Alkamim, destacou que a Base Móvel é uma reformulação de um projeto descontinuado pelo governo federal, que agora foi adequado ao planejamento da administração atual. “Com esta parceria entre as secretarias, estamos reativando o micro-ônibus do antigo “Crack é possível vencer”, que estava parado no depósito da prefeitura, para levar aos bairros diversos serviços, promovendo integração com a população”, explicou.
Segundo o responsável pela Diretoria Sobre Drogas, Paulo Gustavo, cerca de 7 mil pessoas foram atendidas no ano passado em demandas relacionadas às drogas. Ele acredita que o foco do projeto na prevenção pode ajudar nesse enfrentamento. “Fizemos parceria com curso de psicologia, que também estará aqui uma vez por semana para orientar a população sobre a prevenção, e a Guarda está capacitada para integrar os serviços e encaminhar, por exemplo, um morador de rua ao Centro Pop”, disse.
Com um micro-ônibus, uma viatura e duas motocicletas da Guarda Municipal, além de equipes do Centro Pop, Consultório de Rua e da Diretoria Sobre Drogas, o projeto vai permanecer de segunda à sexta em cada local, das 8 às 18h. O gerente da GM, Reginaldo Luciano de Souza, disse que para o primeiro mês do projeto já foram mapeados quatro regiões. Depois da Praça Napoleão Moreira da Silva, a Base vai para a Vila Olímpica, Praça de Patinação e Praça da Vila Santo Antônio. Nos domingos o projeto atenderá no Parque do Ingá.
Também participaram do evento o vice-prefeito, Edson Scabora, os vereadores Alex Chaves, Carlos Mariucci e Onivaldo Barris, e representando o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Enio Soares.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá