Notícias em Destaque
14/08/2017 – Prefeitura amplia vagas em comunidades terapêuticas
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Sasc) amplia o número de vagas sociais de 29 para 41 nas comunidades terapêuticas, totalizando um aumento de 40%. Estas vagas são financiadas pela Prefeitura de Maringá. O investimento aumentou de R$ 360 mil anual para R$ 558 mil.
Essas 41 vagas serão divididas entre quatro entidades: Marev (16 vagas, capacidade de 50 pessoas), Recanto Mundo Jovem (dez vagas, capacidade de 25 pessoas), Projeto Vida (dez vagas, capacidade para 25 pessoas) e Casa de Nazaré (exclusiva para mulheres com cinco vagas e capacidade para 20 pessoas). De acordo com o relatório da Prefeitura de Maringá, o número médio de atendimento na rede é de 672 pessoas, das quais 88 são mulheres. É importante lembrar que nem todos os usuários atendidos são de Maringá. Os números também representam a possibilidade de ser mais de um atendimento por pessoa.
A rede de atendimento à dependência química em Maringá é formada pelo Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), Hospital Psiquiátrico, ala de emergência psiquiátrica do Hospital Municipal e Unidade Básica de Saúde (UBS). As comunidades terapêuticas também exercem um papel importante na rede de atenção à dependência química com estrutura adequada e equipe técnica capacitada.
As vagas podem ser requeridas através dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e no caso da população em situação de rua através do Centro Pop Rua. A lista de espera para internamento em comunidade terapêutico é de 21 pessoas, sendo divididas em sete para o Marev, seis para o Recanto Mundo Jovem, seis para o Projeto Vida e três para a Casa de Nazaré.
“Acreditamos no trabalho das comunidades terapêuticas, e com o aumento das pessoas em situação de rua e da procura pelos serviços, entendemos que era necessário aumentar as vagas que não estavam suprindo a demanda, mas além de aumentar o número de vagas, o foco do trabalho precisa ser em ações de prevenção que sejam eficientes, para que a longo prazo possamos diminuir o número de pessoas com problemas pelo uso de substâncias psicoativas”, afirma o diretor de Programas sobre Drogas, Paulo Gustavo de Lima Ribas.
Informações:
Diretoria de Programas sobre Drogas (Sasc): (44) 3221-6417 / 3221- 6441
Telefones das entidades de atendimento:
Marev (44) 3026-2300
Recanto Mundo Jovem (44) 3276-3840
Projeto Vida (44) 3276-3569
Casa de Nazaré (44) 3025-1994
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá