Estão abertas as inscrições para o Banco de Projetos 2024, uma iniciativa do Programa Força Voluntária da Itaipu Binacional. O programa oferece apoio financeiro para que projetos desenvolvidos e acompanhados por empregados da Itaipu sejam implementados em instituições sociais onde esses funcionários atuam como voluntários.
Desde sua criação, em 2006, o Banco de Projetos já recebeu 231 inscrições, das quais 126 foram aprovadas, beneficiando diretamente ou indiretamente mais de 60 mil pessoas em 70 instituições.
Para participar, os empregados formam grupos com colegas e elaboram projetos em parceria com uma instituição de confiança, podendo solicitar até R$ 40 mil. As inscrições estarão abertas até 18 de outubro.
As equipes devem ser compostas por no mínimo três integrantes, sendo permitida a participação de até dois estagiários, jovens aprendizes ou assistidos da Fibra, contanto que o líder seja um empregado ativo da Itaipu.
O Programa Força Voluntária também oferecerá um webinar sobre Elaboração de Projetos para auxiliar os voluntários que tiverem dúvidas durante o processo.
Etapas do Processo
Os projetos inscritos passarão por duas fases: inicialmente, os pré-projetos serão avaliados por uma comissão composta por empregados da Itaipu e, em alguns casos, convidados externos. A análise será feita com base nos formulários enviados.
Após a seleção e liberação dos recursos, as equipes terão até seis meses para executar os projetos. Durante esse período, a Coordenação do Força Voluntária, a Comissão de Avaliação e os líderes voluntários poderão realizar visitas de acompanhamento, incluindo uma vistoria final para verificar os resultados obtidos com os recursos destinados.