Notícias em Destaque
21/09/2017 – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência discute inclusão social
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), iniciou nesta quinta, 21, ações destinadas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento tem parceria com alunos dos cursos de Serviço Social e Psicologia da Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma) e apoio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc).
Na cerimônia de abertura, a secretária da Assistência Social e Cidadania, Marta Kaiser ressaltou o compromisso e atenção exercida pela Sasc com pessoas deficientes. “Sou mãe do João Pedro, que hoje tem 13 anos de idade e é uma pessoa com deficiência. Assim como muitos, sigo na luta pelo respeito e pela inclusão. A Sasc segue com olhar, especial, e de portas abertas para tudo o que for possível fazer dentro das políticas públicas da pessoa com deficiência e combate ao preconceito”, disse.
Com o tema “Empregabilidade da pessoa com deficiência”, a palestrante Ana Carmen Dias, disse sobre a inclusão social da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e na comunidade. “Muitos referem-se a pessoa com deficiência como minoria, mas na realidade, segundo dados do IBGE, no Brasil, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência, o que significa 24,5 milhões de pessoas. Por isso, acreditamos que lutar pelas causas das pessoas com deficiência é um trabalho diário, pois há muito que se fazer para que as leis saiam do papel, possibilitando igualdade a todos”, destacou.
O evento continua no período noturno com palestras que chamam atenção para o respeito ao tratamento dispensado às pessoas com deficiência, enfatizando questões como preconceito, discriminação, acessibilidade dentre outras que impactam a vida das pessoas com deficiência. A ênfase de palestras e material informativo busca demonstrar que pequenas ações são fundamentais para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, comportamentos que ainda obstaculam conquista e manutenção dos direitos das pessoas com deficiência.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi estabelecido pela lei 11.133 de 14 de julho de 2005, para lembrar os movimentos realizados pelas pessoas com deficiência na busca pela concretização de seus direitos básicos. As palestras estão sendo realizadas no auditório II da Faculdade Unifamma, localizado na avenida Horácio Raccanello Filho (próximo ao Supermercado Angeloni). Atualmente, a Prefeitura de Maringá conta a colaboração de 55 pessoas com deficiência em atividades administrativas e operacionais nas secretarias municipais.
Programação:
Recepção – 19h15
Palestra – 19h30 às 20h50
Tema:“Pessoa com deficiência superando limites: acessibilidade, inclusão, preconceitos, direitos e paradesporto” – Ricardo Alexandre Vieira
Intervalo – 20h50 às 21h10
Palestra – 21h10 às 22h40
Tema: “Alfabetização e inclusão da pessoa com deficiência” – Angela Maria Labatut
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá